DESASSOREAMENTO

Primavera: chuvas serão teste para obras do Piracicamirim

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

A estação da Primavera 2024 começa oficialmente no Brasil no próximo domingo (22), período em que o Brasil deve enfrentar ondas de calor e aumento gradual de frequência de eventos de chuva influenciados pelo fenômeno La Ninã, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O retorno das chuvas deve servir como novo teste para as obras de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, finalizadas em junho do ano passado e que já mostraram resultados positivos durante o verão de 2024 sem nenhuma ocorrência de transbordamento do manancial.

Os serviços realizados consistiram no desassoreamento e abertura da calha do ribeirão em três pontos com o objetivo de ampliar o leito e impedir a invasão das águas a ruas e residências dos bairros por onde ele passa. O problema com as enchentes era antigo e sua resolução era uma reivindicação da população há anos e foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e o Governo do Estado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), por meio do programa Rios Vivos.

O prefeito Luciano Almeida lembrou que apesar do sucesso inicial, todos precisam continuar alertas, fazendo manutenções constantes e necessárias para que o desassoreamento continue funcionando. “ Sem dúvida, essa obra foi muito importante para a qualidade de vida dos moradores próximos ao ribeirão", explicou o prefeito.

Os principais bairros atingidos com o alagamento Piracicamirim eram Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca. Os trechos desassoreados, que somam mais de 3,5 km, ficam entre as avenidas Piracicamirim e Cássio Paschoal Padovani, seguindo até a avenida Antonio Fazzanaro e depois em trecho no bairro Bosque da Água Branca.

Os pontos que foram desassoreados foram escolhidos por serem regiões fundamentais para que a passagem da água seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos, já que havia registros recorrentes de extravasamento do ribeirão. Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias foram feitas pela Prefeitura, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio-Ambiente) Defesa Civil e demais secretarias.

Comentários

Comentários