TRANSPORTE PÚBLICO

URGENTE: Sindicato ameaça parar ônibus em SJC, Taubaté e Jacareí

Condutores classificam como 'vergonhosa' a proposta de reajuste das empresas de transporte do Vale do Paraíba e ameaçam parar transporte nas três maiores cidades do Vale

Por Da redação | 3 dias atrás | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Tanda Melo/Sindicato dos Condutores

Sindicato fará mobilização nas garagens
Sindicato fará mobilização nas garagens

O Sindicato dos Condutores classificou como "vergonhosa" a proposta de reajuste apresentada pela Busvale, a associação das empresas de transporte do Vale do Paraíba, e ameaça paralisar os ônibus em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, as três maiores cidades da região. Em vídeo nas redes sociais, o sindicato informou que haverá "mobilização" nas garagens joseenses na madrugada desta sexta-feira (28).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

"Se preparem, se mobilizem, a diretoria vai estar amanhã [sexta] na porta das garagens, de madrugada, para fazer o trabalho de mobilização com vocês, vai apresentar a vergonha da proposta que foi apresentada na reunião. Uma vergonha, uma falta de respeito", disse o presidente do Sindicato, Ronaldo Costa. "[Donos de empresas] Eles não estão preocupados nem um pouquinho com o transporte coletivo de São José, não estão preocupados se vai parar ou não", completou.

De acordo com ele, a proposta das empresas foi apresentada em reunião nesta quinta-feira (27). "Reunião agora à tarde. "Infelizmente, companheirada, eu venho dar uma notícia muito ruim para vocês, nós vamos precisar da mobilização da categoria, vamos precisar do apoio de vocês, porque a negociação não avança, porque os empresários não têm responsabilidade, estão brincando com a cara do trabalhador, nós não podemos admitir esse tipo de coisa", disse ele.

Na primeira quinzena do mês, em meio ao imbróglio, a possibilidade de greve já havia sido aventada. À época, a proposta de 2% de reajuste em salários e benefícios havia sido rejeitada pelo sindicato. Segundo a categoria, os empresários das empresas de ônibus estão “desconsiderando a campanha salarial” e “questões relacionadas ao transporte público”.

O sindicato informou que a data-base da categoria é 1º de maio e que a proposta aprovada pelos trabalhadores em assembleia foi protocolada junto ao sindicato patronal em fevereiro. Após três meses de espera, os sindicalistas afirmam que a pauta foi negligenciada e que o sindicato patronal apresentou um “pacote de maldades” que retira direitos da categoria.

Entre as perdas de benefícios apontadas pelos trabalhadores estão a retirada do vale-alimentação durante as férias e para funcionários afastados. O sindicato reafirma que vai lutar por um aumento real e que, caso não haja acordo, a greve pode ser deflagrada.

Em nota a Busvale informa:

A Busvale, associação das empresas de transporte de passageiros do Vale do Paraíba, recebe com surpresa a informação sobre uma possível paralisação do transporte público municipal em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. 

 

A entidade está em tratativa constante com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, sobretudo em relação à campanha salarial da categoria. Já foram realizadas três reuniões, e todas finalizadas com evolução.

 

A próxima reunião, inclusive, já está agendada para a próxima quarta-feira (03/07), afim de que seja dado prosseguimento nas negociações.