BOLINHO CAIPIRA

Jacareí recebe a 12ª edição da Feira do Bolinho Caipira

Por Da redação | Jacareí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Bolinho caipira é patrimônio imaterial valeparaibano
Bolinho caipira é patrimônio imaterial valeparaibano

Neste fim de semana, entre os dias 28, 29 e 30 de junho, acontece a Feira do Bolinho Caipira 2024 no Parque da Cidade de Jacareí, com programação variada e gratuita. A feira é uma realização da FCJ (Fundação Cultural de Jacarehy) e da Prefeitura Municipal, celebrando o patrimônio cultural imaterial.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Marcelo Lima, presidente da FCJ, reforça que a Feira do Bolinho é uma ação de salvaguarda do patrimônio imaterial. "A 12ª Festa do Bolinho Caipira pretende animar a cidade em ritmo de festa junina, celebrando uma tradição culinária que enriquece a memória da região".

Como nas edições anteriores, a venda do bolinho será em prol das entidades beneficentes da cidade. Neste ano, o evento conta com 14 entidades habilitadas via edital de credenciamento público.

Cada barraca venderá o tradicional Bolinho Caipira, feito com farinha branca e recheio de linguiça, pelo valor de R$ 2,50, além de outras opções de comida e bebida, à escolha das entidades.

A edição da Feira do Bolinho Caipira de 2024 recebe o patrocínio das seguintes empresas: Tomovale, Cipax, Gráfica New Times, Solumed, Síndicomercio/CDL, Vip Comunicação, Sousa Araújo, e São José Publicidade.

O BOLINHO CAIPIRA

O bolinho caipira de Jacareí foi declarado em 2010 como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. É um quitute famoso nas cidades do Vale do Paraíba. Em Jacareí, o bolinho começa a ser comercializado já em 1925, dentro do Mercado Municipal. A receita é a tradicional da cidade, com massa feita de farinha de milho branca e recheada com linguiça.

Dona Ione (Mestra de Cultura Viva) - A autora da primeira receita de Bolinho Caipira é Ana Rita Alves Gherke, conhecida por “Dona Nicota”. Nascida em Jacareí, criou a receita que, desde então, passou a ser servida em festas juninas. Ione Câncio de Oliveira, conhecida como Dona Ione, é Mestra da Cultura Viva de Jacareí e deu seguimento à tradição do bolinho. A cozinheira faz o bolinho desde os 14 anos de idade, e participa dos eventos da região, representando o bolinho de Jacareí.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 28/06

18h - Valdemar e Valdirene (Performance artística dos caipiras)

18h30 - Gerson e banda

20h30 - Tuia 25 anos

Dia 29/06

14h - Valdemar e Valdirene (Performance artística dos caipiras)

15H - Apresentação de Roda de Samba com Mestre Aluandê

16H - Sarau Literário: Causos e Lendas Caipiras

17H - Apresentação de Moçambique

18H30 - Apresentação da Banda Kayera

20H - Apresentação da dupla sertaneja Gustavo e Matteo

Dia 30/06

14H - Valdemar e Valdirene (Performance artística dos caipiras)

15:30H - Apresentação de Folia de Reis

16H30 Apresentação de Catira

17H30 - Banda Céu de Lamparina

19H30 - Orquestra de Viola Caipira

20H - Fernando e Fabiano

Oficina: BOLINHO CAIPIRA

Professor: Mestra Ione Câncio

Lugar: Parque da Cidade

Horário: Sexta-feira, 28 de junho, às 18:00 horas

Sábado, 29 de junho, às 14:00 horas

Comentários

Comentários