DANÇA

‘Entre Páginas' do Ballet Ana Araújo tem apresentações em S. José

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Luciana Branco / Be-Art
Cena do espetáculo ‘Entre Páginas e Versos', do  Ballet Ana Araújo
Cena do espetáculo ‘Entre Páginas e Versos', do Ballet Ana Araújo

O tradicional e premiado Ballet Ana Araújo fará duas apresentações, na próxima sexta-feira (29), do espetáculo ‘Entre Páginas e Versos’, que estreou no Teatro Municipal de São José dos Campos (Shopping Centro, 3º piso) em 6 de novembro.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A peça reúne criações inspiradas em livros dos mais diversificados, de Harry Potter a José Saramago, e já foi apresentada nos dias 6 e 7 de novembro. As duas últimas apresentações ocorrerão nesta sexta (29), em dois horários: 16h e 20h30. A classificação é livre e os ingressos estão à venda (veja abaixo).

A direção do espetáculo é de Ana Araújo e a coordenação de Eugênia Araújo Simão. A criação coreográfica é dos coreógrafos: Ana Paula Veneziani (Sapateado), Ana Silvia Camba (Jazz), Bruna Maciel (Ballet Clássico), Danielli Veneziani (Jazz), Mirella Pellizzola Trivedi (Jazz), Paula Nascimento (Ballet Clássico) e Walter Monteiro (Jazz e Dança Contemporânea).

Também participa o coreógrafo convidado Lucas Bazanella (Sapateado), conhecido como um dos melhores coreógrafos da atualidade no Brasil. Suas coreografias são reconhecidas por serem dinâmicas e expressarem temáticas modernas e atuais.

Estão em cena bailarinos de 4 a 60 anos, de estudantes de dança até profissionais. Segundo Ana Araújo, o espetáculo prima pela excelência na seleção dos temas e músicas para que estejam de acordo com as propostas coreográficas expressas em cena.

Inspiração.

A bailarina e diretora explica que o espetáculo “Entre Páginas e Versos” foi inspirado em livros e suas histórias. “O espetáculo foi inspirado em livros e histórias para todas as idades, porque temos crianças, adolescentes, jovens e adultos. Então, para cada faixa etária e nível técnico, a gente procurou abordar uma inspiração”, disse Ana Araújo.

“Nós temos do balé clássico, que foi inspirado no balé de repertório ‘A filha do faraó’, então é um balé bastante delicado e de uma apuração técnica muito intensa. Os figurinos foram feitos por uma das melhores figurinistas do Brasil. Ela é especializada em balés de repertório.”

Entre os livros que inspiraram o espetáculo, que é dividido em dois atos, estão ‘A vida como ela é’ (Nelson Rodrigues), ‘O poder do hábito’ (Charles Duhigg), ‘O primeiro barco’ e ‘Ensaio sobre a cegueira’ (José Saramago), ‘Harry Potter’ (J.K. Rowling) e ‘As crônicas de Nárnia’ (C.S. Lewis).

“Quando a gente prepara um espetáculo com um tema bem cultural, como a inspirações em livros, isso desenvolve nos nossos alunos um conhecimento e uma pesquisa. Quando a gente propõe isso para os bailarinos, a gente também pede para que eles se integrem nesta criação. Então, que eles façam pesquisas, que eles tragam propostas. Por mais que os coreógrafos definam, a gente fomenta essa integração durante a criação do espetáculo”, explicou Ana Araújo.

Diversidade.

Segundo ela, o espetáculo conta com várias opções de coreografias integradas, com balé de repertório, sapateado, jazz e tantas outras.

“Esse ano fizemos um convite para o coreógrafo Lucas Bazanella, que coreografou em cima do tema do livro ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ (José Saramago). O grupo irá sapatear com uma venda nos olhos. A temática toda foi desenvolvida em cima da inspiração desse livro.”

O espetáculo coroa um ano especial para o Ballet Ana Araújo, marcado por apresentações memoráveis e inúmeras premiações, coletivas e individuais.

“O ano de 2024 foi muito produtivo e os grupos de dança de Ballet Clássico, Jazz, sapateado e contemporâneo brilharam nos palcos de diversos festivais de dança, tanto nacional como internacionalmente”, disse Ana Araújo.

“Muitas premiações e participações, como no festival YAGP, Youth America Grand Prix, Festival Bravos, Festidança, Festival de Dança de Joinville, entre outros.”

 

SERVIÇO

Espetáculo Ballet Ana Araújo

Comentários

Comentários