Neste final de semana, o Teatro Colinas em São José dos Campos recebe um dos maiores sucessos do teatro brasileiro: "A Última Sessão de Freud". A peça, estrelada por Odilon Wagner, no papel de Sigmund Freud, e Marcello Airoldi ,como C.S. Lewis, apresenta um encontro fictício entre esses dois gigantes intelectuais do século 20. Com texto de Mark St. Germain, baseado no livro "Deus em Questão" do Dr. Armand M. Nicholi Jr., o espetáculo explora temas profundos de maneira acessível e humorística.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Odilon Wagner, em entrevista a OVALE, compartilhou como foi sua preparação para o papel: "Foi um mergulho profundo na vida e na história de Freud para não trazer uma caricatura. As pessoas acreditam que ele seja fechado e muito racional, mas no fundo Freud é muito humano."
A peça, dirigida por Elias Anderato, coloca Freud, um crítico implacável da crença religiosa, frente a frente com C.S. Lewis, um ex-ateu que se tornou um defensor fervoroso da fé. "Ela é muito importante para a atualidade em que vemos a religião em muitos campos. A peça mostra como dialogar e discutir ideias sem afetar a pessoa em si. Hoje, a gente vê uns e outros brigando por convicções e atacando umas as outras. E o espetáculo vai pelo caminho inverso”, refletiu Odilon.
Durante a performance, o debate entre Freud e Lewis no gabinete de Freud na Inglaterra abrange questões como a existência de Deus, o sentido da vida, a natureza humana, sexo, morte e relações humanas. O ator destaca: “Se eu pudesse descrever em uma frase, seria que a peça é um exercício ao diálogo. Ela quer que você reflita, se questione.”
A direção de Anderato tem sido crucial para a conexão profunda do espetáculo com o público, utilizando humor e sagacidade para tratar temas complexos. Odilon Wagner elogia a acessibilidade do texto: “O espetáculo é extremamente acessível para todo o público e muito bem-humorado. Por se tratar de um tema complexo, as pessoas acham que pode ser muito 'cabeça', mas na verdade são diálogos e reflexões comuns.”
A peça já foi vista por mais de 85 mil pessoas e continua a atrair grandes públicos. “Estamos indo para o terceiro ano consecutivo em cartaz, com retornos em cidades que já passamos, assim como é o caso de São José dos Campos, em que apresentamos no ano passado. É uma peça fora da curva para o teatro,” afirma o ator.
Odilon Wagner também reflete sobre o impacto do cenário e a reação dos espectadores: "As pessoas chegam aqui, veem o cenário espetacular do gabinete de Freud e se encantam, e depois elas saem reflexivas, assim como os personagens."
O espetáculo está em cartaz nessa sexta (14) às 19h, sábado (15) às 21h e no domingo (16) às 18h. Os ingressos custam R$120,00 inteira e R$60,00 meia entrada. Com classificação indicativa de 14 anos.
Informações:
O Teatro Colinas fica na Av. São João, 2000, Jardim das Colinas, São José dos Campos (SP). Ingressos à venda pelo site teatrocolinas.com.br ou na bilheteria do teatro, de quarta a domingo, a partir das 13 horas.