HÁ SETE FERIDOS

Incêndio em pousada deixa ao menos dez mortos em Porto Alegre; VÍDEO

'Seguimos mobilizados no rescaldo dessa tragédia e na identificação das causas das chamas', afirmou o governador em publicação

Por Cristina Camargo | 26/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Reprodução de vídeo

Fogo começou durante a madrugada desta sexta-feira e se espalhou rapidamente
Fogo começou durante a madrugada desta sexta-feira e se espalhou rapidamente

 Um incêndio de grandes proporções em uma pensão na região central de Porto Alegre provocou a morte de dez pessoas na madrugada desta sexta-feira (26). Outras seis pessoas foram resgatadas pelos bombeiros e levadas para atendimento médico.

O prédio de três andares, na avenida Farrapos, pegou fogo no meio da madrugada. O incêndio chegou a ser controlado, mas as chamas voltaram a tomar conta do imóvel por volta das 5h. Os corpos foram encontrados durante a varredura nos bombeiros no local.

O local funcionava de forma irregular, mas tinha convênio com a prefeitura de Porto Alegre, informou o tenente-coronel do Batalhão do Corpo de Bombeiros Lúcio Junes da Silva. O incêndio ocorreu perto de um posto de combustíveis, o que assustou ainda mais moradores vizinhos ao prédio e motoristas que passavam pelo local.

O prédio ficou completamente destruído. Segundo os bombeiros, os corpos das nove vítimas foram encontrados carbonizados. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se manifestou em suas redes sociais dizendo que a morte de pessoas no incêndio "consterna profundamente".

'Seguimos mobilizados no rescaldo dessa tragédia e na identificação das causas das chamas', afirmou o governador em publicação.

O prefeito de Porto Alegre disse que vai analisar os documentos do convênio. "A prefeitura vai aportar todos os documentos que tem na Fasc [órgão responsável pelos contratos]", disse Sebastião Melo (MDB). Segundo o prefeito, a relação da prefeitura com a empresa ocorre desde 2017 e uma nova licitação foi registrada no ano passado.

A Defesa Civil ainda vai determinar a causa do fogo. O chefe do órgão, Evaldo de Oliveira Junior, disse ao UOL que existe a hipótese de que o fogo tenha sido criminoso, mas que só a perícia vai dizer qual foi o motivo.

'Saí gritando'
Dois moradores da pensão que pegou fogo em Porto Alegre na madrugada desta sexta-feira (26) contaram como foi o momento do incêndio. Jorge Antônio Ferreira disse ao UOL que foi ele quem avistou o fogo. "Com o barulho, o estrago, eu gritei, subi as escadas correndo, gritando: 'Fogo, salve-se quem puder'".

Juliana da Silva disse que, antes do incêndio, faltava luz no prédio. Os dois se queixaram da má-condição do imóvel, e da falta de amparo do dono do imóvel. "Nós pagamos R$ 900 num quartinho que é um lixo, tem barata [que] comia todas as nossas comidas", disse Ferreira. "Estamos desde ontem sem comer e eles não estão dando a mínima para nós, o dono nem lá não se encontra".

Lula lamenta

O presidente Lula (PT) lamentou as mortes. Ele manifestou "tristeza e preocupação" com a ocorrência. "O estabelecimento acolhia pessoas em situação de vulnerabilidade na capital gaúcha. Minha solidariedade às famílias e aos amigos que perderam seus entes", disse o presidente na plataforma X.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jorge Hamilton Quatrina
    26/04/2024
    ...o certo, é certo, mesmo que *\"ninguém\"* o faça ! O ERRADO É ERRADO, MESMO QUE \"TODOS\" O FAÇAM !!!