HUMOR

Cartunistas de Piracicaba são retratados em projeto fotográfico com ícones do desenho

Exposição “Cartunistas”, do fotógrafo Paulo Vitale, tve origens no Salão do Humor de Piracicaba

Por Roberto Gardinalli | 25/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Paulo Vitale

O cartunista Érico San Juan, de Piracicaba, foi um dos convidados
O cartunista Érico San Juan, de Piracicaba, foi um dos convidados

Cartunistas de todo o Brasil e em especial de Piracicaba e região, foram retratados pelas lentes do fotógrafo Paulo Vitale, em um projeto que trouxe na fotografia, as principais características de cada um dos artistas do humor gráfico brasileiro. O projeto “Cartunistas” será lançado em uma exposição inaugurada nesta sexta-feira (26) no Sesi Sorocaba traz imagens de 120 desenhistas, entre eles nomes locais como Érico San Juan, Erasmo Spadotto, Edu Grosso e Fausto Longo, além de outros artistas que marcaram época, como Ziraldo, Laerte, Mauricio de Sousa, Paulo Caruso, Jaguar e Angeli.

Saiba mais sobre Piracicaba

Os nomes selecionados, além de marcarem o humor gráfico brasileiro, fazem parte da história do Salão de Humor de Piracicaba. “Estar nessa exposição  é um presente para alguém feito eu, nascido, criado e atuante há 33 anos na cidade do principal Salão de Humor do mundo. É muito gratificante e divertido estar ao lado de mestres como Ziraldo e Paulo Caruso, em seus últimos registros fotográficos, e ao lado de inspirações que viraram amigos, como Spacca e Baptistão; e de cartunistas de Piracicaba que são referências incontestáveis, como Edu Grosso e Fausto Longo”, disse o cartunista Érico San Juan. “O Paulo falou com o maior número possível de cartunistas de todo o Brasil. Gostei da postura dele, muito democrática e abrangente. Ele convidou artistas de diferentes gerações, veteranos e mais novos, do papel e do tablet”, completou.

O Salão de Humor de Piracicaba, além de ser referência, serviu como ponto de partida para o trabalho de Vitale, após o fotógrafo conversar com o cartunista Baptistão, que também foi fotografado. Segundo o fotógrafo, após anos de convivência com cartunistas pelas redações de jornais e revistas por onde passou, e perceber a forma ácida e criativa como os desenhistas retratam as pessoas, ele teve a ideia de “inverter a linguagem” e registrar os artistas com algum traço que remetesse à característica de cada um. “Começou com um amigo, o Baptistão, que perguntou se eu conhecia o Salão de Humor de Piracicaba. Eu entrei em contato com a organização, na época falei com o Erasmo Spadotto, e perguntei se poderia ir até o salão e fotografar os cartunistas. Montamos um estúdio em uma cozinha, em um prédio ao lado do prêmio, e ali fotografei 15 cartunistas”, contou Vitale. “Foi uma pílula do que viria a ser esse projeto”, completou.

Depois do primeiro contato, com as indicações que foi reunindo de outros cartunistas, Vitale chegou a ter em mãos 400 nomes de artistas de todo o Brasil. “Percebi a  potência que o Brasil é no humor gráfico. Minha meta era chegar a 100, mas quando vi, já tinha 120. Estourei a meta”, finalizou.
A exposição é um projeto inédito e tem a curadoria de Eder Chiodetto. Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de S. Paulo, editor de fotografia das revistas Veja e Época e correspondente da Agência Estado, em Nova York.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • pedro vila
    25/04/2024
    legal! parabéns aos cartunistas de Piracicaba, muito talentosos! orgulho da nossa cidade
    • Redação Sampi
      25/04/2024
      Obrigado por interagir conosco, Pedro!