EMPREENDIMENTO

Com empresas interessadas no projeto, bairro no Terreno das Vaquinhas terá modelagem 3D

Bairro será construído ao lado do Jardim Aquarius, na região oeste de São José, com até 50 prédios para abrigar mais de 22 mil pessoas; obras serão feitas em três etapas

Por Xandu Alves | 26/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Idealiza Cidades

Imagem 3D de projeto em Uberlândia (MG) da mesma empresa do Terreno das Vaquinhas
Imagem 3D de projeto em Uberlândia (MG) da mesma empresa do Terreno das Vaquinhas

O novo bairro no ‘Terreno das Vaquinhas’, área nobre no Jardim Aquarius, na região oeste de São José dos Campos, será todo modelado em 3D antes de ser construído. A obra terá que ser feita em até oito anos, em três fases de construção.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Segundo o escritório responsável pelo projeto, já existem outras empresas interessadas no loteamento, incluindo companhias de fora da cidade.

“Muitas empresas nos procuraram, mas não avançamos conversas com ninguém sem os registros. Temos uma lista e vamos conversar com todas quando tiver segurança jurídica”, explicou Fabiano De Marco, empreendedor e sócio da Idealiza Cidades, loteadora especializada em bairros planejados e que foi contratada para fazer o projeto e a obra no Terreno das Vaquinhas.

“Mas a etapa agora é de aprovação na prefeitura, mas não temos como estimar prazo. As obras serão feitas tão logo obtivermos as licenças, e depois o registro de imóveis”, completou.

LOCALIZAÇÃO

Com entrada pela avenida Salmão e saída perto da Arena Municipal, na Via Oeste, o novo bairro poderá ter até 50 prédios e abrigar mais de 22 mil pessoas. Serão três tipos de construção: casas de até dois pavimentos, prédios menores (até cinco andares) e prédios maiores (até 42 andares, conforme a norma municipal).

O projeto tem como referência uma praça de 42,7 mil m² -- atualmente, a maior praça de São José, a Ulisses Guimarães, também no Aquarius, tem 38 mil m².

Ao entorno desta futura praça, há lotes que fazem frente para o condomínio Sunset Park e perto do Alvorada, que terão edificações mais baixas.

Serão 20 lotes para receber prédios menores, de no máximo cinco andares. O número de pavimentos será definido na aprovação final pela prefeitura.

De Marco disse que já há profissionais fazendo a modelagem 3D do terreno, da estrutura, dos imóveis e de tudo que está sendo planejado para o Terreno das Vaquinhas. Os desenhos, contudo, só serão divulgados quando a empresa obtiver as licenças para o empreendimento.

APROVAÇÃO

O projeto foi pré-aprovado na Prefeitura de São José, em dezembro de 2022, e aprovado pelo Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, neste ano.

O empreendimento agora retornou à prefeitura para as aprovações finais, que incluem a infraestrutura viária, de pavimentação e o desenho do novo bairro.

Segundo ele, a obra será dividida em três fases e a prefeitura vai conceder a licença de execução dessas etapas. “A gente decide em conjunto com a prefeitura, porque há questões que influenciam no local”, afirmou.

A previsão é que a infraestrutura dos loteamentos seja feita pela empresa loteadora, incluindo as áreas verdes. As estruturas que serão construídas em cima das quadras (lotes) poderão ser feitas por construtoras locais ou pela própria loteadora.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.