PARCERIA PAGA

Segurança pública é tema de reunião aberta na Câmara Municipal

Moradores citaram casos de perturbação do sossego por adegas, escapamento de veículos adulterados ou montagem de barracas de feira; furtos no Parque da Cidade, entre outros temas

Por Câmara de São José dos Campos | 01/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
OVALE BrandStudio

Cleverson Nunes/CMSJC

Reunião sobre segurança pública
Reunião sobre segurança pública

Na noite de 15 de março, os vereadores dr. José Cláudio (PSDB), Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB), Thomaz Henrique (PL) e Walter Hayashi (União) promoveram uma reunião pública, na Câmara, para ouvir a comunidade e debater, com os representantes dos órgãos de segurança, soluções para as ocorrências.

Os moradores citaram casos de perturbação do sossego por adegas, escapamento de veículos adulterados ou montagem de barracas de feira; furtos no Parque da Cidade (região norte); pessoas em situação de rua e usuários de drogas nas regiões sul e central; furtos e roubos de veículos, além de reivindicar o funcionamento 24 horas da Delegacia da Mulher.

Entre as sugestões apresentadas pelos parlamentares estão a implantação de mais unidades móveis da PM, a instalação de câmeras de monitoramento, incentivo aos registros de boletins de ocorrência (BO), aumento do efetivo, ampliação da Atividade Delegada e de patrulhamentos, rondas e blitzes, além de maior apoio do governo federal.

Estiveram presentes o delegado da Polícia Civil Múcio Alvarenga; o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar I, tenente-coronel Alex Cesário Amaral; o investigador do Deinter 1 Amaury dos Santos, além de presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e representantes da OAB SJC. A vereadora Juliana Fraga (PT) e o deputado estadual Dr. Elton (União) também acompanharam a reunião.

Representantes da PM falaram sobre operações realizadas na cidade, inclusive em parceria com outras forças de segurança por meio do programa São José Unida. Apontaram dados de queda nos casos de roubos (-33%) e furtos (-59%) de veículos na cidade no mês de fevereiro. E lembraram que bares e adegas já fecharam por perturbação de sossego, porém liminares têm permitido a reabertura dos estabelecimentos.

O delegado da Polícia Civil esclareceu que a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas tem como obstáculo o número reduzido de delegadas no Estado de São Paulo e que o concurso não especifica gênero.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.