PARCERIA PAGA

Mês da Mulher: avanços e desafios em São José dos Campos

Reflexões sobre as conquistas e os caminhos a percorrer na luta pelos direitos das mulheres. Leia artigo do presidente da Câmara de São José dos Campos, Roberto do Eleven

Por Câmara de São José dos Campos | 30/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
OVALE BrandStudio

Cleverson Nunes/CMSJC

Roberto do Eleven, presidente da Câmara de São José dos Campos
Roberto do Eleven, presidente da Câmara de São José dos Campos

À medida que nos despedimos do mês de março, período dedicado às reflexões sobre os avanços, frutos do empenho de gerações, e desafios ainda enfrentados pelas mulheres, é essencial abordar as pautas discutidas na nossa Câmara Municipal. Como presidente desta Casa de Leis tenho o compromisso de trazer à luz as questões que moldam a realidade de nossa comunidade. Ao olharmos para as recentes iniciativas, destacam-se os esforços conjuntos dos nossos vereadores e vereadoras na luta contra a violência que ainda atinge muitas mulheres em nosso município.

Essas ações resultaram em conquistas significativas, a exemplo da oficialização da "Patrulha Maria da Penha" da Guarda Civil Municipal como programa de estado e não de governo, e a aprovação, em dezembro, de uma lei assinada por 17 parlamentares que institui diretrizes de prevenção e combate ao assédio e importunação sexual no transporte público de nossa cidade.

Entre outras demandas que defendemos estão a operação 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher, órgão essencial no combate à violência doméstica, e a implementação de protocolos em eventos, unidades de saúde e estabelecimentos comerciais para ajudar mulheres em risco e garantir tratamento respeitoso às vítimas. Há propostas voltadas para qualificação e inserção profissional das sobreviventes que conseguem romper o ciclo de violência. E a criação de programa de apoio a crianças órfãs de mães vítimas de feminicídio destaca nosso compromisso não só com o presente, mas também com o futuro das famílias afetadas por essa tragédia.

Contudo, a luta pela igualdade vai além da esfera legislativa, da aprovação de leis. Neste sentido, neste mês, abrimos espaço a um debate sobre a interseccionalidade entre raça, classe e gênero. Uma oportunidade de evidenciar como diferentes formas de opressão se intrincam na vida da mulher e compartilhar histórias que inspiram e fortalecem os laços entre as mulheres de nossa comunidade.

A participação da sociedade nessas discussões é um pilar essencial para o avanço das políticas públicas. Acreditamos firmemente que o diálogo aberto e o envolvimento ativo da população são fundamentais para impulsionar mudanças culturais e comportamentais profundas e duradouras.

Sabemos que a jornada em direção à igualdade de gênero é um exercício contínuo que requer conscientização e ação de todos nós. É com esse espírito de colaboração que a Câmara Municipal segue comprometida em liderar esse movimento, mas sua força e sucesso dependem da participação de cada cidadão. Juntos, temos o poder de moldar uma sociedade onde o respeito, a igualdade e a justiça prevaleçam para todos, sem exceção.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.