IGREJA CATÓLICA

Santuário dá início ao Tríduo Pascal hoje em Aparecida, para celebrar a Paixão de Cristo

Missas, meditações e procissões compõem a programação na Basílica de Aparecida

Por Da redação | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / A12

Mulher reza no Santuário Nacional de Aparecida
Mulher reza no Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida dá início ao Tríduo Pascal nesta quinta-feira (28), para recordar, de modo especial, os mistérios da morte e ressurreição de Jesus Cristo. A programação segue até o domingo (30).

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE: https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD

“A Semana Santa é um grande retiro para os cristãos. O tempo pascal é um tempo de esperança, de reavivar a fé no Cristo ressuscitado, presente em nossa vida e em nossos corações”, disse o padre Diego Antônio, prefeito de Igreja do Santuário Nacional.

A Quinta-feira Santa (28) começa com a tradicional benção dos santos óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Às 20h, a Missa da Ceia do Senhor faz memória da Última Ceia de Jesus com o rito do Lava-pés, dando inicio ao Tríduo Pascal.

REFLEXÃO.

Durante a Sexta-feira Santa (29) não haverá missas. Para os católicos, é um dia de recordar a condenação e morte de Jesus na cruz.

No Santuário Nacional, a sexta é composta pela Meditação da Via-Sacra, às 9h, e a Celebração da Paixão do Senhor Morto, às 15h, seguida pela procissão, às 18h.

Além destas atividades, as paróquias de Aparecida fazem peregrinação ao Morro do Cruzeiro, a partir das 5h da manhã.

RESSURREIÇÃO.

O Sábado Santo (30) é marcado pela tradicional Vigília Pascal, às 20h. Durante a celebração, os fiéis acendem suas velas, com o fogo do Círio Pascal, representando Cristo Ressuscitado.

A programação conta também com a Celebração das Dores de Nossa Senhora, às 9h, o Ofício de Nossa Senhora, às 12h, e a Hora Mariana, às 14h, direto da Basílica Histórica (Igreja Velha).

“No sábado santo ainda estamos com Jesus ao sepulcro e queremos então, meditar as dores de Nossa Senhora, a mãe que esteve com Jesus nos momentos finais da sua vida e com ele perseverou até o final”, disse Diego Antônio.

Após três dias de oração e penitência, o Domingo de Páscoa (31) celebra a Ressurreição de Jesus, após sua crucificação no Calvário.

No Santuário Nacional, a procissão da Ressurreição ocorre às 6h30. Na sequência, às 8h, acontece a Missa Solene, presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. Também serão celebradas missas às 5h30, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.