PARCERIA PAGA

Escolas recebem reconhecimento por desempenho na alfabetização

São José dos Campos se destaca entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes na categoria fluência leitora, registrando 73% de alunos leitores

Por Prefeitura de São José dos Campos | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
OVALE BrandStudio

Adenir Britto/PMSJC

Investimentos e ações de alfabetização fazem diferença na rede municipal, que registrou 73% de alunos leitores segundo o governo estadual
Investimentos e ações de alfabetização fazem diferença na rede municipal, que registrou 73% de alunos leitores segundo o governo estadual

A Prefeitura de São José dos Campos certificou as escolas municipais em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na alfabetização dos alunos em 2023. A certificação aconteceu no Centro de Formação do Educador (Cefe), na noite desta segunda-feira (25) reunindo professores, profissionais da Educação municipal e convidados.

São José dos Campos se destaca entre as cidades do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes na categoria fluência leitora, registrando 73% de alunos leitores, segundo dados da Secretaria da Educação do Estado.

No último dia 20 de fevereiro, a cidade recebeu prêmio de destaque na Alfabetização, em evento realizado na Sala SP, na capital.

Essa avaliação possibilita identificar a performance dos alunos na leitura e compreensão de textos, permitindo a elaboração de uma proposta pedagógica pontual que atenda as necessidades de aprendizagem recorrentes dessa faixa etária.

A honraria enaltece o esforço conjunto dos mais de 6.000 profissionais que garantem direitos aos estudantes e ampliam o acesso ao conhecimento. Todos os dias, eles se aplicam para oferecer o melhor aos mais de 80 mil estudantes, especialmente com ações de alfabetização na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Frutos do trabalho

O aluno Joaquim Simão de Souza, de 8 anos, estuda na Emefi Profª Maria Augusta Moreira da Costa, no Jd. Uirá, e está no 3º ano. Ele representou os colegas no evento ao ler um texto coletivo da sua turma, elaborado em sala de aula, que descreve as mudanças ocorridas desde que os alunos começaram a ler.

“Eu gosto muito da minha escola e aprendo bastante com ela, inclusive lá me ensinaram a ler e escrever”, disse Joaquim. “Foi legal ler e escrever meu nome pela primeira vez, hoje leio textos, histórias… é incrível!”, destacou.

Joaquim realiza a leitura do texto durante o evento | Foto: Adenir Britto/PMSJC


O momento da leitura emocionou todos os presentes e foi ainda mais especial para a família do Joaquim. “Quando ele chegou em casa lendo pela primeira vez, todos nós ficamos muito comovidos, principalmente pela alegria dele. Estamos muito orgulhosos, ele treinou a semana inteira para ler este texto aqui hoje”, afirmou o pai, Leonardo Souza.

“Nós somos muito gratos à Educação Municipal, o desempenho do Joaquim melhorou muito nos últimos anos graças aos novos projetos e às atividades extracurriculares”, finalizou.

Família orgulhosa: Raíssa e Leonardo posam junto ao filho | Foto: Adenir Britto/PMSJC


Reconhecimento

Todas as unidades de ensino receberam um certificado de reconhecimento pelo desempenho ao longo do ano de 2023, a ser compartilhado com cada comunidade escolar.

E aquelas que se destacaram e apresentaram resultados notáveis no Índice de Fluência Leitora (IFL) e no percentual de variação do índice de fluência leitora (considerando a avaliação diagnóstica e somativa), também foram realçadas durante a cerimônia, de acordo com os critérios baseados nos dados da plataforma desenvolvida pelo Estado São Paulo, no âmbito do Programa Alfabetiza Juntos - SP.

A alfabetização é uma importante fase na Educação Básica, marcando o início de infinitas possibilidades para os cidadãos. Na rede de ensino municipal, essa fase recebe olhar atento das equipes gestoras e conta com toda dedicação dos professores alfabetizadores, além de investimentos como: contratação de professores, formação contínua dos educadores, programa Recupera Alfabetização, que visa intensificar as ações pedagógicas com material estruturado e jogos pedagógicos para potencializar o processo de alfabetização, busca ativa de alunos, entre outras ações.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.