SAÚDE

Com 3ª pior epidemia da história, Campinas vai receber doses da vacina contra dengue

O Ministério da Saúde informou que a redistribuição para municípios dentro dos próprios estados será regulamentada por uma nota técnica publicada ainda hoje.

Por Thiago Rovêdo | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para Sampi Campinas

Agência Brasil

Campinas será contemplada com novas doses da vacina
Campinas será contemplada com novas doses da vacina

Campinas está entre as cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a dengue. O Portal Sampi Campinas confirmou com a Prefeitura de Campinas que a cidade foi incluída na nova diretriz do governo federal.  A administração municipal ainda não tem o número de doses disponíveis e quando o município vai receber os imunizantes.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27, pelo governo federal. Outros 153 novas cidades, incluindo as da RMC (Região Metropolitana de Campinas), também foram contempladas. O Ministério da Saúde informou que a redistribuição para municípios dentro dos próprios estados será regulamentada por uma nota técnica publicada ainda hoje.

A informação das doses da vacina para Campinas acontece um semana depois do encontro do prefeito Dário Saadi (Republicanos) com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília. Na ocasião, o chefe do executivo pediu imunizantes e recursos para o combate à doença. A cidade passa pela sua terceira pior epidemia da doença da história.

Dengue Campinas

Os casos de dengue em Campinas em 2024 superaram o total registrado no ano de 2019, quando ocorreu a terceira pior epidemia da doença de toda a série histórica na cidade. O balanço mostra que o município atingiu 30.864 infecções, com quatro mortes já confirmadas.

Esse número supera as 26.341 confirmações de 2019, ficando atrás apenas dos 65.755 casos de 2015 e os 42.405 registros de 2014.

No início deste mês, a Prefeitura de Campinas decretou estado de emergência para a dengue, seguindo o decreto do Estado de São Paulo. A situação de emergência permite adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento de casos da dengue.

De acordo com a Prefeitura, isso inclui direcionamento de recursos financeiros e agilidade na compra de insumos como soro e materiais para nebulização, pagamento de horas extras e eventual contratação de pessoal para reforçar a assistência em saúde.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.