GASTRONOMIA

Senac em Campos do Jordão dá dicas para consumo de peixe na sexta; VEJA RECEITAS

Docente da graduação em Gastronomia orienta sobre cuidados na hora de comprar e manusear a proteína, além de ensinar receitas saborosas

Por Da redação | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Divulgação

João Paulo de Jesus Campos é docente do curso de Gastronomia em Campos
João Paulo de Jesus Campos é docente do curso de Gastronomia em Campos

No período da Quaresma e especialmente na Sexta-Feira Santa, o consumo de peixe é impulsionado pela tradição cristã de não comer carne vermelha.

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE: https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD

Com a maior presença do peixe nas mesas dos brasileiros, João Paulo de Jesus Campos, docente do curso de Gastronomia do Centro Universitário Senac em Campos do Jordão, dá uma série de dicas para quem quer utilizar a proteína nesses dias que antecedem a Páscoa.

Segundo ele, a jornada culinária começa com os cuidados a serem tomados na hora da escolha do peixe.

“O consumo de peixes e frutos do mar requer atenção tanto na compra quanto no preparo, pois é extremamente importante garantir alimentos saudáveis e ter um fornecedor confiável. É preciso observar características visuais que indiquem frescor, como olhos vivos, couro ou escamas brilhantes, coloração e odor apropriado. No caso de peixes em porções e congelados é necessário observar a embalagem e as recomendações dos fabricantes quanto ao uso e armazenamento”, disse Campos.

O professor disse que também é fundamental ir às compras já sabendo qual prato será preparado, para que se adquira o peixe adequado para a receita.

“No caso da moqueca, por exemplo, usamos postas de cação ou pintado”, orienta. Ele informa que entre os peixes mais comuns e acessíveis no Vale do Paraíba estão a tilápia, pacu, truta, tainha, cação, sardinha e pescada, que têm fácil manejo na cozinha. “Na região há a vantagem da abundância de peixes de água doce e salgada, com uma grande variedade de ofertas e preços.”

MÃOS NO PEIXE.

Depois da compra, é hora de colocar a receita em prática. “Quanto ao preparo dos peixes, diferentes métodos de cozimento podem influenciar no sabor final e valor nutricional da refeição. Preparações assadas ou cozidas tendem a ser mais saudáveis, diferentemente das fritas. Acompanhamentos como verduras e legumes frescos, molhos e batatas ou demais tubérculos salteados e regados em azeite complementam bem os pratos à base de peixe”, afirmou o docente.

“No caso do armazenamento, para facilitar as preparações durante a Quaresma, é possível manipular a proteína e depois congelar os peixes já temperados para agilizar a produção das refeições no dia a dia. Tiras de peixe marinadas e congeladas também podem ser uma opção prática”, sugeriu Campos.

Para finalizar, o docente em Gastronomia reforça que os peixes são fontes de proteína magra, ômega-3 e diversos nutrientes essenciais para a saúde. “Recomenda-se o consumo regular da proteína, não apenas durante a quaresma”, concluiu.

RECEITAS

Receitas para fazer em casa (por João Paulo de Jesus Campos)

1. Peixe em Papilote (serve duas pessoas)

Ingredientes:

2 filés de tilápia ou salmão (cerca de 750 gramas). Também pode ser feito com pescada ou linguado

1 abobrinha cortada em rodelas finas

½ cenoura cortada em rodelas finas

1 cebola cortada em rodelas finas

2 tomates cortados em rodelas finas

Azeite de oliva – 1 fio

Sal

Pimenta a gosto e folhas de louro

Modo de preparo:

Coloque cada filé sobre um pedaço de papel manteiga; tempere com sal, pimenta e regue com azeite; disponha os legumes sobre os filés; adicione as folhas de louro; feche bem o papel manteiga formando um pacote hermético; leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos e está pronto.

2. Tainha recheada (serve duas pessoas)

Ingredientes:

1 tainha média (também pode ser feito com tilápia)

Sal a gosto

1 limão

Folhas de sálvia

Pimenta-do-reino a gosto

Recheio:

Óleo a gosto

100 gramas de cebola cortada em cubos pequenos

1 dente de alho amassado

200 gramas de camarão limpo

Sal a gosto

40 gramas de salsa e cebolinha picadas

80 gramas de azeitonas verdes picadas

Azeite de oliva a gosto

Farinha de mandioca crua a gosto

100 gramas ou 1/2 cebola em rodelas grossas

Guarnição:

12 batatinhas tipo aperitivo (bolinha)

Sal a gosto

½ cebola em rodelas grossas

1 tomate em rodelas grossas

Azeitonas verdes a gosto

Para servir:

Suco de 1 limão

30 ml de azeite de oliva

Modo de preparo:

Limpe a tainha, retirando a espinha central e separando os filés, sem soltar. Tempere com sal, limão, sálvia e pimenta-do-reino. Deixe descansar no tempero.

Faça a farofa para rechear o peixe: no óleo, doure a cebola, o alho e junte os camarões. Refogue e tempere com sal e bastante salsa e cebolinha. Acrescente as azeitonas verdes picadas e um pouco de azeite de oliva. Junte a farinha de mandioca, para fazer uma farofa úmida.

Recheie a tainha com a farofa e leve ao forno em assadeira untada com azeite sobre camada de cebolas, a 180°C, coberta por papel alumínio, por cerca de 30 minutos (para tainhas pequenas).

Cerca de 10 minutos antes do peixe ficar pronto, tire a assadeira do forno e acrescente a guarnição: batatinhas cozidas com sal (com ou sem casca), fatias de cebola, fatias de tomate e algumas azeitonas verdes. Molhe tudo com azeite e volte ao forno até dourar a pele do peixe. Ao servir, regue com emulsão de limão e azeite.

João Paulo de Jesus Campos
João Paulo de Jesus Campos
Receita de pexie para a Sexta-Feira Santa
Receita de pexie para a Sexta-Feira Santa

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.