JUNDIAÍ

Câmara aprova projetos de inclusão e conscientização

O legislativo municipal avança com aprovação de medidas voltadas à acessibilidade, educação e saúde

Por Marcela Franco | 26/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Assessoria CMJ

Sessão ordinária realizada nesta terça-feira (26) teve aprovação de quatro projetos e um adiamento
Sessão ordinária realizada nesta terça-feira (26) teve aprovação de quatro projetos e um adiamento

Na sessão ordinária desta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Jundiaí definiu sobre diversos projetos, abordando questões de interesse público e social. Entre os projetos aprovados, estão:

O Projeto de Lei nº 14291/2024, de autoria do Prefeito Municipal. Este projeto modifica os quantitativos do cargo de Professor de Educação Básica I (PEB I) e extingue cargos de Professor I (PRF I). Essa alteração é relevante para o plano de cargos, empregos, carreiras e remuneração dos servidores da Prefeitura, possivelmente refletindo mudanças na estrutura organizacional e na valorização dos profissionais da educação.

O Projeto de Lei nº 13824/2022, do vereador Enivaldo Ramos de Freitas, que propõe melhorias na acessibilidade em estabelecimentos públicos ao exigir aviso sonoro ou vibratório adaptado para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Além disso, o projeto considera a necessidade de evitar incômodos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo uma experiência mais inclusiva para todos os cidadãos.

O Projeto de Lei nº 14056/2023, também de autoria do vereador Enivaldo Ramos de Freitas, que altera a Lei que instituiu o mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Maio Laranja, criando uma campanha correlata. Essa modificação fortalece as ações de prevenção e conscientização sobre um tema tão importante, contribuindo para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O Projeto de Lei nº 13848/2022, de autoria do vereador Cícero Camargo da Silva, que  institui a Semana Municipal de Conscientização Sobre a Síndrome do Ovário Policístico-SOP, a ser realizada em abril. Essa iniciativa busca aumentar a conscientização sobre uma condição de saúde que afeta muitas mulheres, fornecendo informações e apoio à comunidade.

O Projeto de Lei nº 12826/2019, do vereador Paulo Sergio Martins, que veda, em vias e logradouros públicos, a atividade de guardador de veículos ("flanelinha"), foi aiado para a sessão ordinária do dia 09 de abril de 2024.

As sessões ordinárias são realizadas todas as terças-feiras, às 9h, no plenário da Câmara. Os munícipes podem acompanhar a sessão presencialmente ou online através das redes sociais da Casa legislativa.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.