EM LIBERDADE

Homem preso em flagrante por furto no Centro é solto na audiência de custódia

Esta não foi a primeira prisão deste homem, que tem ficha criminal com mais de dez passagens por furto, roubo e tráfico de drogas

Por Fábio Estevam | 26/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Polícia

.

.
.

Um homem preso em flagrante por guardas municipais, por furto de celular, no Centro de Jundiaí, no final de semana, foi solto durante audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (25). Em sua decisão pela liberdade provisória do suspeito, o juiz levou em consideração o fato de que o crime foi cometido sem violência - esta não foi a primeira prisão deste homem, que, segundo apurou a reportagem, tem ficha criminal com mais de dez passagens, por furto, roubo e tráfico de drogas.

Durante a audiência, o juiz entendeu que a prisão em flagrante foi feita de forma legal, mas que não cabia a conversão em preventiva. "Por outro lado, entendo não ser o caso de manutenção da custódia cautelar. Observo que o preso praticou, em tese, crime sem violência e/ou cuja pena, a princípio, não impõe necessariamente o regime fechado, não estando preenchidos, por ora, os requisitos para a prisão cautelar. Ademais, houve pedido do Ministério Público pela soltura, sendo vedada a prisão cautelar de ofício. Pelo exposto, concedo liberdade provisória ao preso, a qual, em substituição à prisão, deverá comparecer a todos os atos do processo, mantendo seu endereço atualizado, bem como comparecimento bimestral em Juízo. Não cumprida tal condição, nova prisão preventiva poderá ser decretada".

O CASO

GMs que faziam rondas pelo Terminal Vila Arens foram informados pela equipe de monitoramento das câmeras de segurança da Guarda Municipal, sobre um homem com blusa de cores vermelha e branca e boné branco, correndo e sendo seguido por outro homem na região central da cidade - e que o homem que seguia caiu durante o trajeto e não alcançou o outro.

Os agentes foram para o Centro e avistaram um suspeito com as mesmas características em um ponto de ônibus. Eles realizaram a abordagem e, em revista pessoal, foi encontrado no bolso de sua bermuda um aparelho celular sobre o qual o abordado não soube explicar a procedência. Em uma lixeira próximo a ele os agentes encontraram também o boné usado no momento do crime e um simulacro de arma de fogo.

Pouco tempo depois outra equipe conseguiu contato com o dono do celular, que contou que havia sido furtado, relatando que estava na calçada mexendo em seu aparelho, quando um ladrão passou correndo e arrancou o aparelho de suas mãos. Ele correu atrás do ladrão, mas acabou caindo e não o alcançou.

No Plantão Policial a vítima reconheceu o celular e também o suspeito, que foi preso em flagrante pelo delegado Alexander de Paula.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.