FIM DE SEMANA

Confira as dicas de atrações para aproveitar a capital paulista

O JJ preparou uma seleção de passeios para todos os públicos na capital paulista, para curtir o fim de semana

Por Letícia Malatesta | 26/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Redação

Divulgação

O Cine Marabá foi inaugurado em 1944
O Cine Marabá foi inaugurado em 1944

O JJ preparou uma seleção de passeios para todos os públicos na capital paulista.

Confira as dicas de atrações para aproveitar o fim de semana.

Exposições 

Mostra “Futebol de Brinquedo”

A exposição traz mais de 100 brinquedos analógicos antigos, com temática de futebol.

A mostra vai até este domingo (31).

Local: Museu do Futebol (São Paulo).

Gratuita.

Missão Marte 

A exposição promete transformar o Shopping West Plaza em uma verdadeira missão pelo espaço.

A mostra vai até este sábado (30).

Local: Shopping West Plaza.

Gratuita.

Chaves: A exposição 

Revisite personagens icônicos e cenários nesta mostra dedicada a um dos seriados mais amados da televisão! Com mais de vinte cenários, esta é a oportunidade de você se imergir no dia a dia da Vila do Chaves.

A mostra vai até este sábado (30).

Local: MIS Experience.

A partir de R$20,00.

Planeta Inseto 

Um jardim de insetos em plena Avenida Paulista? Então se prepara porque esse mês o Shopping Pátio Paulista recebe a exposição itinerante ‘Planeta Inseto’.

A mostra, que conta com insetos reais, tem como objetivo sensibilizar o público para a importância dos insetos na sustentabilidade ambiental.

A mostra vai até o dia 30/04.

Local: Shopping Pátio Paulista.

Gratuita.

Convivendo com Robôs 

A exposição sobre os “robôs amigáveis” é outra dica para o fim de semana, discutindo o desenvolvimento dos robôs japoneses e sua convivência com humanos.

A mostra vai até o dia 19/06.

Local: Japan House.

Gratuito.

Locais 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Além de oferecer livros para empréstimos e ambientes para estudo, a Biblioteca Parque Villa-Lobos também conta com uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Ocupando uma área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, o espaço prepara todos os meses uma programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos.

Local: Av. Queiroz Filho, 1205 - Alto de Pinheiros.

Museu de Zoologia da USP

Localizado em um casarão da década de 1940, o Museu de Zoologia da USP oferece exposições de longa duração, temporárias e itinerantes. O espaço abriga uma das maiores coleções do mundo sobre a fauna brasileira. Há também uma biblioteca com mais de 70 mil itens de acervo, entre teses, periódicos e mapas.

Local: Av. Nazaré, 481 - Ipiranga.

Vila Itororó

Exótica, singular, pitoresca e surreal são alguns dos adjetivos que há quase um século têm sido associados à Vila Itororó, construída em 1920. Hoje, o espaço abriga um centro cultura, com exposições, shows e outras atrações artísticas.

Local: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista.

Viveiro Manequinho Lopes

Poucos sabem, mas o Parque Ibirapuera abriga o Viveiro Manequinho Lopes, espaço de produção de mudas para plantio em áreas públicas da cidade. O local possui coleções vivas de espécies vegetais com um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas.

Local: Av. Quarto Centenário, 1288 - Parque do Ibirapuera.

Planetário do Ibirapuera

Fundado em 1957, o Planetário do Ibirapuera foi o primeiro planetário aberto ao público do Brasil. Localizado no famoso parque que é cartão postal paulista, é um importante patrimônio histórico, científico e cultural da cidade.

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10 - Ibirapuera.

Cinemas de rua

Cine Bijou

Foi o principal cinema de arte da capital, responsável pela formação de gerações de cinéfilos desde 1962, quando abriu, até seu fechamento em 1996. O espaço se consolidou como um ponto de encontro de cinéfilos e também um espaço de resistência, onde tinham acesso a filmes proibidos pela censura.

O cinema foi reaberto em janeiro de 2022 pela cia de teatro Os Satyros e agora se chama Cine Satyros Bijou – Sala Patrícia Pilar.

Local: Praça Roosevelt, 172 - Bela Vista.

Cine Marabá

Único remanescente de uma época em que a região tinha dezenas de salas de cinema, e era conhecida como Cinelândia, o Cine Marabá foi inaugurado em 1944.

Local: Av. Ipiranga, 757 - República.

Cine Belas Artes

Um dos cinemas mais antigos de São Paulo ainda em operação, foi inaugurado em 1967 e tem uma programação variada, com filmes de arte, clássicos do cinema e filmes contemporâneos de diferentes países.

Local: Rua da Consolação, 2423 - Consolação.

Leia mais:

Agenda cultural jundiaiense promete agradar todos os tipos de público

Confira tudo o que chega nas principais plataformas de streaming nos próximos dias

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.