DRAMA

12,5 mil francanos estão na fila das cirurgias eletivas; vereador diz que vai à Justiça

Marcelo Tidy lembrou publicação feita pelo Estado, no mês de dezembro, com aumento dos valores da tabela SUS.

Por N. Fradique | 26/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Divulgação

Marcelo Tidy: 'Vou acionar a Justiça'
Marcelo Tidy: 'Vou acionar a Justiça'

Pelo menos 12,5 mil pessoas aguardam na fila por uma cirurgia eletiva em Franca. O dado foi apresentado pelo vereador Marcelo Tidy (MDB) durante sessão na parte da manhã desta terça-feira, 26. A reunião dos vereadores é realizada no Centro Comunitário do Residencial Santa Maria, zona Oeste da cidade.

Tidy disse que vai protocolar ação no Ministério Público Estadual e no Ministério Público Federal cobrando que o Estado acelere a realização dos procedimentos cirúrgicos.

“Eu estive acompanhando como é a dinâmica e o procedimento de quem precisa passar por uma cirurgia eletiva. A demanda é grande, sendo desde uma cirurgia de catarata até quem está em tratamento oncológico”, disse.

O vereador lembrou publicação feita pelo Estado, em 29 de dezembro de 2023, com os novos valores da tabela SUS sendo aumentados em cinco vezes, mas que apenas 136 procedimentos cirúrgicos são realizados mensalmente pela Secretaria de Saúde na cidade e região, através da DRS-8 (Diretoria Regional de Saúde).

“Um número pífio, ridículo. Quem é responsável pela DRS VIII? É o Governo do Estado de São Paulo. Quem autoriza é o Estado. Eu estou entrando com uma ação contra o Estado, através do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, porque as pessoas não podem ficar esperando tanto tempo por uma cirurgia”, disse.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.