SAÚDE

Saiba como agir quando tiver uma hipoglicemia

Alimentos ricos em açúcar e de rápida ingestão são os ideais para esse momento

Por Mariana Checoni | 26/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Freepik

O mel é uma boa opção
O mel é uma boa opção

Uma crise de hipoglicemia - principalmente para diabéticos - pode ser muito perigosa. Suor em excesso, vertigens, sonolência, tremores e fraqueza são sintomas que podem indicar a crise, que ocorre quando a taxa de açúcar no sangue (glicemia) está abaixo de 70 mg/dl.

Apesar de ser muito conhecida entre pessoas que tem diabetes, a hipoglicemia pode acontecer em pessoas que não possuem a doença, caso não se alimentem corretamente ou fiquem em jejum por muito tempo.

Quando acontece, é importante que seja corrigida rapidamente. A nutricionista Bruna Aprillanti dá dicas de alimentos que podem ser consumidos durante uma hipoglicemia.

"Para correção rápida da glicemia, num episódio de hipo, os mais indicados são alimentos ricos em açúcar e de fácil ingestão", relata.

Balas

Balas mastigáveis são ricas em açúcar e fáceis de serem transportadas, por isso, são uma boa opção para manter na bolsa em caso de hipoglicemia. 

Mel

Uma colher de sopa de mel funciona bem, pois é composto por 30% de glicose, menos de 40% de frutose e cerca de 20% de outros tipos de açúcares

Chocolate

O chocolate, assim como as balas, é um alimento fácil de ter por perto, além da rápida absorção.

Sucos concentrados de fruta

Essa é outra fonte de carboidrato de ação rápida, absorvido com facilidade por nosso organismo. Tomar um copo da bebida ajuda a aumentar os níveis de açúcar no sangue logo, mais rápido do que comer a fruta in natura.

Refrigerante

Esse é o momento de deixar a versão diet de lado. Um copo de refrigerante também ajuda durante uma hipoglicemia.

Após a ingestão dos alimentos, aguarde 15 minutos e, constatado que o quadro de hipoglicemia foi revertido, vale ingerir um carboidrato complexo, como um pedaço de pão integral, para sustentar a glicose em alta por mais tempo. A curto prazo, uma hipoglicemia é pior que uma hiperglicemia. Por isso precisa ser corrigida o mais rápido possível.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.