INDÚSTRIA

Gerdau quer suspender temporariamente 50 funcionários de São José; sindicato contesta

Proposta da empresa foi rejeitada em assembleia, nesta quinta-feira (7); Sindicato se reunirá com a direção da empresa nesta sexta e apresentará a proposta dos trabalhadores

Por Da redação | 07/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Roosevelt Cássio

Trabalhadores da Gerdau durante assembleia em São José dos Campos
Trabalhadores da Gerdau durante assembleia em São José dos Campos

A Gerdau quer suspender temporariamente o contrato de cerca de 50 trabalhadores, na unidade de São José dos Campos. A proposta de layoff foi apresentada ao Sindicato dos Metalúrgicos, filiado à CSP-Conlutas, na quarta-feira (6). Em assembleia, nesta quinta (7), os operários rejeitaram a proposição e pediram pela estabilidade no emprego.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

De acordo com a proposta apresentada pela empresa, os trabalhadores ficariam em layoff por cinco meses. Nesse período, receberiam 80% do salário líquido, com parte do valor custeado pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), fariam cursos de qualificação e não teriam garantia de emprego ao término do prazo. “A Gerdau também não se compromete com a estabilidade no emprego para quem ficar na fábrica. Atualmente, a unidade de São José tem cerca de 280 empregados”, disse o Sindicato.

Os metalúrgicos exigem que o layoff contemple pagamento de 100% do salário líquido, com complemento a ser feito pela Gerdau. Além disso, reivindicam que a estabilidade no emprego seja garantida durante a suspensão temporária dos contratos e no mínimo três meses após seu término. Os operários exigem, ainda, a manutenção do pagamento de todos os benefícios durante o layoff, como vale-alimentação.

O Sindicato se reunirá com a direção da empresa nesta sexta (8), às 9 horas, quando apresentará a proposta dos trabalhadores. “Os metalúrgicos deram o recado para a Gerdau: se houver layoff, exigem o pagamento total do salário líquido, além de estabilidade no emprego para todos, garantida em acordo. A mobilização já começou”, explica o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

OVALE entrou em contato com a Gerdau para confirmou que está em negociações, junto ao sindicato local, sobre a realização de um programa de layoff na unidade de São José dos Campos.

"As negociações têm como objetivo preservar os empregos existentes na planta. Essa decisão reflete a necessidade de ajuste da companhia a uma menor demanda por aço e a entrada excessiva de importações no mercado brasileiro. A Empresa reforça que o atendimento aos clientes se manterá inalterado", informou.

ESTADO DE MOBILIZAÇÃO

Desde o dia 10 de janeiro, os metalúrgicos da Gerdau em São José dos Campos estão em mobilização por estabilidade no emprego.

“A fábrica, uma das principais siderúrgicas do país, vem demitindo em massa desde o ano passado, usando como argumentos a concorrência com o mercado chinês e a queda na produção e na lucratividade em 2023. Mas a justificativa não se sustenta, uma vez que a Gerdau fechou o ano no azul, com lucro líquido de R$ 7,54 bilhões”, disse a nota enviada pelo Sindicato.

Em fevereiro, sob os mesmos argumentos, a multinacional dispensou cerca de 100 trabalhadores que estavam em layoff, na unidade de Pindamonhangaba. A siderúrgica também implementou layoff em Mogi das Cruzes, em julho, e demitiu em massa em seguida. Além disso, a Gerdau fala em reestruturação em todo o país.

“Nos últimos anos, o que o nosso Sindicato mais fez foi mobilizar a categoria contra o fechamento de postos de trabalho. Entra governo, sai governo, e nós não vemos melhoria na vida do trabalhador. Sabemos que a China disputa a hegemonia da economia no mundo com os Estados Unidos. Como sempre, diante de cenários de crise, são os trabalhadores que acabam prejudicados. A nossa tarefa é resistir e organizar os operários para mais esta luta em defesa dos empregos”, conclui Weller.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Domingos Savio Bassi
    07/03/2024
    Se a Gerdau esta tentando reduzir o quadro de funcionários, é porque suas operações não estão dentro do planejado. É preciso entender o porque do layoff proposta pela Gerdau antes de critica-la. Sabemos de uma competição desleal envolvendo a China e o Governo Federal e desta forma, o Sindicato deveria se pronunciar a respeito disso.