INDÚSTRIA

Justiça homologa plano de recuperação da Avibras; sindicato cobra salários atrasados

Trabalhadores chamaram uma reunião de emergência com a Avibras para cobrar o pagamento de 10 salários que estão atrasados

Por Da redação | 22/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Trabalhadores na Avibras
Trabalhadores na Avibras

A Justiça homologou o plano de recuperação da Avibras na última segunda-feira (19), por meio da pela 2ª Vara Cível de Jacareí, podendo iniciar a execução do plano e os prazos no âmbito do processo de recuperação judicial da empresa, que tem sede no Vale do Paraíba e é uma das principais na área de defesa no Brasil.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Trata-se de etapa importante do processo de reestruturação econômico-financeira da companhia, que vai possibilitar novas perspectivas à empresa, entre elas, a obtenção de créditos junto às instituições financeiras e entidades de fomento.

Com a homologação do plano de recuperação, a empresa fica obrigada a pagar as dívidas contraídas até 18 de março de 2022, data em que a Avibras protocolou na Justiça o pedido de recuperação judicial.

Com isso, os trabalhadores decidiram chamar uma reunião de emergência com a Avibras e cobrar o pagamento dos 10 salários que estão atrasados. A decisão foi tomada em assembleia convocada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, nesta quinta-feira (22).

No caso dos trabalhadores, os salários têm de ser pagos de forma imediata. Já as dívidas trabalhistas existentes antes de 18 de março de 2022 devem ser pagas obedecendo a um cronograma que varia entre 30 dias e 18 meses.

Até abril de 2023, a Avibras já acumulava uma dívida de R$ 376 milhões. Desse total, R$ 14,5 milhões referem-se a dívidas trabalhistas. A empresa possui cerca de mil trabalhadores.

“Vamos aumentar a pressão sobre a direção da fábrica para que os pagamentos sejam feitos. Nossa luta continuará até que todos tenham recebido seus salários e direitos”, disse o presidente do sindicato, Weller Gonçalves

INVESTIDORES.

A homologação permite que a Avibras assine novos contratos com clientes e negocie a vinda de investidores para a fábrica. No ano passado, a direção da empresa afirmou que, assim que o plano de recuperação judicial fosse homologado, a fábrica anunciaria a chegada de investidores estrangeiros.

O sindicato disse que vê com preocupação a entrega da Avibras para o capital externo, pois pode gerar perda de conhecimento e de tecnologia para outros países. Por isso, a entidade cobra do governo federal medidas que garantam a permanência da empresa no Brasil.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.