PERFIL

Cury tem página do Wikipédia 'sabotada', perde menções positivas e pode acionar polícia

Ex-deputado federal e líder das pesquisas a prefeito de São Jose trata episódio como ataque de ‘hacker ou laranja’

Por Xandu Alves | 06/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Agência Câmara

Eduardo Cury na Câmara dos Deputados
Eduardo Cury na Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Eduardo Cury (PSDB), prefeito de São José dos Campos por dois mandatos, teve sua página no Wikipédia editada nesta terça-feira (6) à revelia de sua vontade e sem passar pelo crivo de assessores.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O perfil perdeu menções positivas a Cury durante os dois mandatos em que foi prefeito de São José dos Campos, de 2005 a 2012, e manteve os casos jurídicos aos quais ele respondeu na Justiça, como a construção do Camelódromo da Praça do Sapo e a contratação do Ipplan.

Cury se disse “surpreso e triste pelo ataque” que, segundo ele, “apagou minha biografia na Wikipédia feita por algum hacker ou laranja”.

Ele afirmou que foram retirados fatos históricos de “amplo conhecimento público”, como a criação do Parque Tecnológico, do Parque Vicentina Aranha ou quando “transformei as escolas municipais nas melhores do Brasil medido pelo IDEB, quando prefeito”.

Cury disse que vai denunciar o ataque à Wikipédia e possivelmente irá acionar a polícia, para identificar “os criminosos da internet”.

PERFIL.

A página de Cury na Wikipédia remonta a 2006, quando foram colocadas as primeiras informações, segundo os registros da enciclopédia digital.

Qualquer pessoa pode fazer edições em perfis da Wikipédia, bastando ter uma conta na internet. Porém, muitas vezes o editor utiliza um apelido para fazer mudanças na página, o que dificulta a identificação. A edição da página de Cury foi feita às 12h50 desta terça-feira.

Ex-prefeito de São José, Cury lidera as pesquisas para a disputa eleitoral pelo comando da cidade, cuja eleição será em outubro deste ano. Ele aparece à frente de Anderson Farias (PSD), atual mandatário e que trocou o PSDB pelo PSD ao lado do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, que sucedeu Cury no comando do município.

Como revelou OVALE, São José tem 12 pré-candidatos a prefeito, cenário que pode mudar caso Cury troque o PSDB pelo PL, com quem estaria com conversas avançadas. Nessa composição, o PSDB indicaria o vice de Cury.

Leia mais:

São José tem 12 pré-candidatos ao Paço; provável ida de Cury ao PL pode mudar cenário

Cury lidera intenção de voto à Prefeitura de São José, seguido por Anderson e Dr. Elton

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Laurence Benatti
    07/02/2024
    Pé atrás. Jogada política.