SINCOMÉRCIO

Perspectivas para 2024

Por Conteúdo Patrocinado | 13/01/2024 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Divulgação

José Maria de Faria, presidente do Sincomércio
José Maria de Faria, presidente do Sincomércio

2023 se encerrou com um quadro desanimador aos comerciantes. Um Natal que tinha perspectiva de crescimento de vendas, teve resultado negativo frente ao mesmo período em 2022

No comércio joseense o Natal teve tráfego grande de consumidores, mas ticket médio de compras, abaixo do registrado no anterior. Fruto não só do preço em si, mas da situação financeira do consumidor que destinou parte de seu dinheiro para outras prioridades, como o pagamento de dívidas.

Pelo lado do emprego a situação também não foi favorável. As contratações temporárias de final de ano, em alguns casos, tornavam-se efetivas, neste ano vimos isso pouco acontecer, tanto em função das baixas vendas, como na incerteza das políticas econômicas e trabalhistas para 2024, fator que inclusive já está sendo debatido em entidades como FECOMERCIO, CNC E SINDICATOS.

A despeito de um Natal aquém das perspectivas, e um cenário ainda pouco definido para 2024, é certo que, mais do que nunca é necessário que o comerciante se alicerce com medidas de administração e planejamento muito conscientes e atenção contínua ao quanto as decisões econômicas vão influenciar seu negócio, esta regra é válida independente de seu tamanho, e o controle da inflação, que se anuncia estável em 2024, torna ainda mais necessária a rígida observação dos critérios de condução dos negócios.

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) tem especial atenção ao pequeno comerciante, que diferente dos grandes, por vezes padece de dificuldade no acesso a soluções que atendam às suas possibilidades, estamos à disposição para orientar e ajudar.

Esta é nossa essência, a representatividade e o apoio ao comerciante no sentido de sempre e cada vez mais se fazer presente; ouvindo, dando apoio e propondo soluções.

Quando vemos as notícias, sentimos um ambiente de certa forma desanimador. ...Desoneração, reoneração, aumento de impostos e um ar de incertezas que, sem dúvida, terão impacto no comércio.

Em 2024 estamos “De pé e as ordens”. Estaremos ainda mais perto dos comerciantes. Temos ideias de promoções em planejamento para o decorrer do ano para ajudar e apoiar o comércio.

Desanimar não é uma opção! Encarar os desafios com calma, clareza e profissionalismo é o que faz a diferença e para isso, o comerciante pode contar com um Sincomércio ativo e atento, com disposição e pronto para que façamos, juntos, um 2024 de conquistas e prosperidade.

Sindicato do Comércio Varejista SJCampos, 80 anos de parceria e compromisso.

Contem conosco.

José Maria de Faria

Presidente do Sincomércio São José dos Campos

 

 

 

 

 

LUCAS VELOSO 

VALUTI CALÇADOS


A cada ano que se passa o consumidor se torna mais exigente na escolha de produtos. 

 

Ter produtos competitivos em preço no mercado, mas também que atenda a necessidade e qualidade exigida pelo consumidor, é imprescindível para continuarmos a ter crescimento.

 

A relação empresa x consumidor é um dos fatores de mais atenção para nós do grupo Valuti. Colher dados que respeitem as leis e mostrar ao consumidor que somos uma empresa séria, junto com a credibilidade de 30 anos no mercado, vai fazer com que o ano de 2024 supere as expectativas.

 

Apenas esperar não é o que um verdadeiro empreendedor brasileiro precisa fazer para que seu negócio prospere. Planejar e executar ações de aumento de venda, redução de custos e estratégias que permitem a proximidade com o cliente, são atitudes de prosperidade. 

 

Com um bom trabalho, uma equipe atenta aos detalhes e de olho nas mudanças, a expectativa é fazer com que este novo ano seja de grande sucesso para o grupo Valuti.




Francisco Araujo - Administrador de empresas e Advogado

Consultor de Empresas: Leroy Merlin e COOP Supermercados

 

O ano de 2024 no Brasil  pode se mostrar desafiador, com a atividade econômica desacelerando, a inflação em declínio,  balanço de pagamentos razoável e um cenário fiscal duvidoso . Apesar de tudo isso estima - se que o PIB do Brasil crescerá 1,33% e a taxa básica de juros, a Selic, será reduzida a 9% 2.

Espera-se que o custo e acesso do capital continuem num nível bem mais baixo do que anteriormente, não só no Brasil, como também nas principais economias do mundo. 

Com tudo isso eu particularmente estou acreditando em um ano de oportunidades para aqueles que almejam voos mais altos, temos um cenário político se formando que me agrada, um congresso ganhando força e com visão reformista, tenho visto uma reforma fiscal boa para nossa realidade, uma divisão de poder razoavelmente equilibrada, com isso trazendo saúde para a economia e consequentemente para o comercio do Brasil.

Um fator que tenho observado com preocupação, pois não me parece saudável é a cifra em milhões de Reais que está girando em torno das empresas de apostas, é um crescimento perigoso, pois gera pouca divisa ao PIB brasileiro e a meu ver desequilibra a economia, creio que já devemos ter parlamentares trabalhando nesse tema afim de voltar a termos equilíbrio econômico-financeiro nos próximos anos.

No mais, como disse acima sou uma pessoa otimista, e com esse texto gostaria de chamar você empresário investidor a crescermos juntos com o nosso Brasil.

Sucesso a todos, um ano de 2024, cheio de muitas alegrias e crescimento.



 

OSWALDO SEO

PROPRIETÁRIO TINTAS TECNOCORES

 

O ano de 2023 foi muito difícil para determinadas atividades do comércio.

Muitos segmentos ainda não conseguiram se recuperar do pós pandemia. 

Abriram muitas lojas em nosso ramo (tintas), e com isso houve aumento na concorrência. 

Para 2024, vamos encarar, como sempre, com resiliência e paixão no que fazemos. O comércio varejista não pode parar. 

"Aproxime-se de cada cliente com a ideia de ajudá-lo a resolver um problema ou alcançar um objetivo, não de vender um produto ou serviço" - (Brian Tracy).

 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.