AVIAÇÃO

Eve e Flexjet se unem para aprimorar software de mobilidade aérea urbana no mundo

Solução será vendida para empresas e governos, gerando receita para a Eve, que terá fábrica do carro voador em Taubaté

Por Da redação | 12/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Rodrigo Flores

Helicóptero da Flexjet durante os testes em Londres
Helicóptero da Flexjet durante os testes em Londres

Subsidiária da Embraer, a Eve Air Mobility uniu-se à norte-americana Flexjet, empresa de aviação executiva, para avançar nos serviços voltados ao mercado de mobilidade aérea urbana.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O foco da parceria é aprimorar o software que já vem sendo desenvolvido pela Eve, que está desenvolvendo o carro voador – veículo aéreo elétrico com decolagem e pouso vertical.  Quando pronta, a solução será vendida para empresas e governos, gerando receita para a Eve.

A tecnologia permite organizar o espaço aéreo para garantir uma operação segura, eficiente e em larga escala de aeronaves elétricas, segundo a Eve, entre elas o carro voador da empresa, que será produzido em Taubaté.

Como mais um passo no desenvolvimento do software, as duas empresas realizaram em novembro uma simulação inicial do software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano da Eve. Um dos objetivos dos testes foi avaliar se esses novos serviços poderiam agregar valor imediato às operações de helicópteros já existentes.

Durante quatro dias, a solução monitorou voos de helicóptero em tempo real, operados pela divisão de helicópteros da Flexjet no Reino Unido. A iniciativa abordou diversos aspectos, incluindo operações comerciais regulares, cenários atípicos e voos adaptados às necessidades específicas de um carro voador. O principal foco do teste foi a integração dos vetores dos vertiportos, os aeroportos de carros voadores.

Após a simulação, a Eve e a Flexjet analisarão os resultados e discutirão recomendações para melhorias, ajustes e possíveis requisitos de integração.

A parceria representa um avanço nos esforços para desenvolver a mobilidade aérea urbana, segundo o CEO da Eve, Johann Bordais. “Estamos comprometidos em explorar soluções inovadoras que aprimorem as operações atuais e contribuam para o futuro dos voos urbanos”.

Eli Flint, presidente de operações globais de helicópteros da Flexjet, acrescentou: “Tivemos o prazer de fornecer a experiência em helicópteros da Flexjet no Reino Unido e desempenhar um papel fundamental na criação do ecossistema de mobilidade aérea urbana de amanhã, ajudando a informar os movimentos da próxima geração de aeronaves verticais”.

“Esta colaboração inovadora entre Eve e Flexjet é uma prova do seu compromisso em moldar o futuro da mobilidade aérea urbana e fornecer soluções eficientes e sustentáveis para o futuro do transporte urbano”, afirmou a Eve.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.