RODOVIA

ANTT cria Grupo de Trabalho para implantar cobrança eletrônica de pedágio na Via Dutra

Foco é o trecho metropolitano da Dutra, entre os km 205 e 230, entre Guarulhos e São Paulo

Por Da redação | 14/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Free Flow é um sistema de pagamento automático de pedágio
Free Flow é um sistema de pagamento automático de pedágio

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) criou um GT (Grupo de Trabalho) provisório que será responsável pelo planejamento e implantação da cobrança eletrônica pelo uso da rodovia, utilizando o sistema de livre passagem (Free Flow) – no qual a cobrança é feita sem o veículo parar.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O foco do grupo será o trecho metropolitano da Via Dutra, compreendido entre os quilômetros 205 e 230, entre Guarulhos e São Paulo, sob administração da concessionária CCR RioSP.

De acordo com a ANTT, o GT terá como objetivo principal o desenvolvimento de estudos e a viabilização da implementação do Free Flow nesse trecho.

Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidas metas a serem atingidas, incluindo o início das atividades até 29 de fevereiro de 2024 e a entrega do relatório final sobre os resultados observados até 31 de março de 2025.

O GT contará com três frentes de trabalho distintas. Uma delas tratará de alterações contratuais e equilíbrio econômico-financeiro. Outra sobre ações de implantação da infraestrutura, serviços operacionais e tecnologia. E a terceira de ações de comunicação, enforcement e atendimento a usuários.

O GT será composto por servidores públicos da ANTT e colaboradores da concessionária CCR RioSP, com coordenação a cargo de Fernando Barbelli Feitosa e, em sua ausência, Leonardo Mendonça de Oliveira.

O coordenador dos trabalhos terá a responsabilidade de enviar o cronograma de reuniões previamente e poderá ajustar a composição e organização do GT conforme necessário.

Além disso, a ANTT prevê a possibilidade de envolver outros agentes setoriais interessados, públicos ou privados, nas reuniões do GT. Em casos de necessidade técnica, o Grupo poderá solicitar apoio de outros servidores da ANTT com experiência no tema.

As reuniões do Grupo de Trabalho serão realizadas conforme a necessidade, sendo os integrantes convocados por correspondência eletrônica, podendo ser presenciais ou virtuais, conforme especificado no convite.

A portaria da ANTT estabelece o prazo limite para a conclusão dos trabalhos até 31 de março de 2025, com a possibilidade de prorrogação por até 180 dias, uma única vez. A medida já está em vigor a partir desta quarta-feira.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.