RECURSOS

13º salário deve injetar R$ 2,17 bilhões na economia do Vale, diz sindicato

Montante é 9,1% maior do que no ano passado e se refere apenas aos empregos registrados via CLT; comércio aprova horário ampliado no final de ano

Por Da redação | 30/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / PMSJC

Corredor comercial em São José dos Campos
Corredor comercial em São José dos Campos

Levantamento do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região) aponta que a economia do Vale do Paraíba deverá receber R$ 2,17 bilhões neste fim de ano por conta do pagamento do 13º salário.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

As estimativas foram elaboradas a partir de dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Os trabalhadores com carteira assinada recebem nesta quinta-feira (30) a primeira parcela do décimo terceiro salário. A outra metade deverá ser paga no dia 20 de dezembro.

Segundo o sindicato, a cifra representa um aumento de 9,1% em relação ao ano passado, motivada pela recomposição da inflação nos salários e pelo aumento no número de empregos com carteira assinada ao longo de 2023 – saldo de 21.744 de janeiro a outubro na região.

As projeções contemplam apenas os empregos registrados via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja, aposentados e funcionários estatutários do setor público não são considerados no cálculo.

O 13º salário é de extrema importância para o comércio varejista, já que o dinheiro extra estimula as vendas de fim de ano que, segundo o Sincovat, devem crescer 8% com relação a 2022.

“Normalmente, o dinheiro do 13º são divididos em 3 partes, um terço vai para o consumo, um terço é destinado ao pagamento de dívidas e o restante vai para a reserva financeira e/ou investimento”, disse o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

Mesmo que o dinheiro não vá diretamente para o consumo e seja utilizado para quitar dívidas, por exemplo, o comércio acaba sendo beneficiado pela folga que esse recurso traz para o orçamento doméstico.

Com mais dinheiro circulando e mais pessoas propensas a gastar, o comércio deverá ampliar o horário de atendimento já a partir do dia 1º de dezembro.

O Sincovat informa que, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, os lojistas podem estender o horário de funcionamento entre os dias 1º e 23 e 26 e 30 de dezembro, das 7h às 23h, e nos dias 24 e 31 dezembro das 7h às 18h.

Nos dias 25 (Natal) e 1º de Janeiro de 2024 (Confraternização Universal), a abertura do comércio é permitida somente nas cidades turísticas.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.