ARTIGO

Palavra do presidente: uma Câmara atenta às demandas da população joseense

O Legislativo ouve e repercute os assuntos que interessam e impactam a vida do cidadão, como a falta d’água e o orçamento municipal. Confira artigo de Roberto do Eleven

Por Conteúdo Patrocinado | 27/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Cleverson Nunes/CMSJC

Roberto do Eleven, presidente da Câmara de São José dos Campos
Roberto do Eleven, presidente da Câmara de São José dos Campos

A divulgação das atividades legislativas durante todo o mandato é uma maneira de prestar contas à população representada. Na Câmara de São José dos Campos fazemos isso de forma transparente, legítima e participativa, por meio de reuniões, audiências públicas e também dos veículos oficiais de comunicação que noticiam a rotina parlamentar, as votações e assuntos em discussão.

Como a Câmara é formada por representantes do povo, a proposta deste informativo é fazer com que você, munícipe, fique por dentro do trabalho realizado no legislativo, que é a sua voz na administração pública. E todo processo de construção, elaboração e definição de ações executadas pela instituição visa garantir uma melhor qualidade de vida para os cidadãos.

No mês de novembro, temas como a fiscalização de serviços prestados pelo SUS e pela concessionária Sabesp, assim como a atuação das frentes parlamentares na busca por recursos e políticas públicas segmentadas nortearam os debates dos vereadores em plenário, o diálogo com a população e com outros órgãos do poder público.

Outro assunto de destaque na Câmara e que tem impacto no nosso dia a dia é a Lei Orçamentária Anual (LOA). A legislação prevê que a elaboração do orçamento público de uma cidade tenha espaço para a participação popular, visto que a proposta reúne esforços para melhor satisfazer interesses coletivos, a transparência e o controle social. Para ouvir as reivindicações dos moradores, a Câmara promoveu este mês uma audiência pública que reuniu munícipes de todas as regiões de São José dos Campos.

Além da participação presencial, a Câmara disponibilizou ferramenta online para colher sugestões de como aplicar os recursos no próximo ano, a fim de que a lei orçamentária atenda às necessidades e espelhe as demandas prioritárias da sociedade. As manifestações passam por análise de viabilidade e podem ser aproveitadas em emendas ao projeto da LOA 2024.

E para que todo esse trabalho institucional tenha continuidade e eficiência, destacamos a chegada de novos servidores públicos concursados que passaram a integrar o quadro de funcionários da Câmara. São 21 assistentes legislativos que terão a missão de auxiliar na execução dos serviços e apoiar rotinas administrativas e parlamentares, de acordo com os princípios éticos da administração pública.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.