TAUBATÉ

Programa Mesa Taubaté muda a vida de milhares de famílias em vulnerabilidade social

Distribuição de alimentação saudável todos os dias e de forma gratuita tem feito a diferença na vida dessas pessoas

Por OVALEBrandStudio | 13/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Alimentos recolhidos pelo programa Mesa Taubaté
Alimentos recolhidos pelo programa Mesa Taubaté

O programa Mesa Taubaté vem mudando a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social e financeira na cidade. A distribuição de alimentação saudável todos os dias e de forma gratuita tem feito a diferença na vida dessas pessoas.

A aposentada Anézia Rosa conseguiu melhorar a saúde depois de ser atendida pelo programa.

“Sou aposentada e não tenho dinheiro para comprar todos os legumes. Então, a sopa cai muito bem Depois que comecei a pegar a sopa, minha saúde ficou bem melhor. Até o sono melhorou”, disse ela, que reduziu o peso em 20 quilos após a orientação de nutricionista do projeto.

Arlete Figueiredo é voluntária do Mesa Taubaté e ajuda na distribuição das sopas feitas na Associação de Moradores do bairro do Bagé, atendida pelo programa.

“Ajudo nesse projeto desde 2021. Para alguns que têm muita necessidade, é a principal alimentação do dia. É muito gratificante fazer essa obra. Quando a pessoa pega a sopa e diz: ‘Deus lhe pague’. A gente faz tudo com muito amor com carinho.”

As sopas são preparadas na Cozinha Experimental de segunda a sexta-feira. Elas são feitas no dia para que tudo saia bem fresco, segundo a nutricionista Alessandra Lopez.

“São cinco sabores diferentes. Tem abóbora, carne com legumes, canja, mandioca e sopa de feijão. Dá muito orgulho. É um trabalho muito bonito e gratificante”, afirmou a profissional. “É um processo bem complexo porque são muitas porções por dia. Então, dependemos desses servidores que estão aqui, dedicados e comprometidos todos os dias”.

Para incentivar a doação de alimentos, o programa criou o Feirão Mesa Taubaté, realizado todos os domingos no Mercatau (Mercado Atacadista), das 8h ao meio-dia.

“Através desses alimentos nós conseguimos ajudar a população de Taubaté com a sopa que acontece em oito bairros no nosso município”, contou Marcos Vinicius Cândido, gestor do projeto Mesa Taubaté.

“E nós batemos um recorde desde o início do projeto: arrecadamos 100 toneladas de alimentos, é um marco histórico do projeto. Eu quero agradecer a população de Taubaté por esse ato nobre, que é a arrecadação desses alimentos”, afirmou Cândido.

Além de reforçar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade, o programa tem uma vertente educativa em parceria com o SESI, que oferece cursos da área gastronômica em diversos bairros de Taubaté.

A nutróloga Andreia Faro disse que conseguiu uma renda extra e até superou uma depressão ao fazer o curso.

“Iniciei o curso em 2022 na carreta móvel do Sesi, em parceria com a Prefeitura de Taubaté. Eu fiz cinco dias e cada um era dedicado a um tema, como bolos, marmita Fit, hambúrguer gourmet, pães salgados e chocolates. O curso é um incentivo muito grande”, afirmou.

E completou: “Na época eu estava em depressão e foram outros ares. Através disso eu fui procurar mais estudos e estou trabalhando na área, além de fazer minhas vendas particulares”.

Publicidade Nativa: produzido por ‘OVALE BrandStudio’, este conteúdo patrocinado é considerado material publicitário e não faz parte do núcleo editorial e jornalístico de OVALE.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.