SANEAMENTO

Após questionamentos, Sabesp apresenta plano de ações estruturantes e melhorias

As medidas estavam previstas para o período de 2024 a 2026, mas terá início imediato e serão concluídas até o início de 2025

Por Conteúdo Patrocinado | 06/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Flávio Pereira/CMSJC

Vereadores cobram melhorias no abastecimento
Vereadores cobram melhorias no abastecimento

Em setembro, os vereadores votaram e encaminharam vários pedidos de informações sobre falta d'água em diversas regiões da cidade. A interrupção do abastecimento, principalmente em bairros da zona norte, leste e sul, e problemas na rede de esgoto motivaram o envio de requerimentos à Sabesp e Arsesp - Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo, órgão fiscalizador do contrato com o município, com pedidos de providências.

Durante as sessões da Câmara, na tribuna, os parlamentares fizeram críticas à concessionária pela qualidade do serviço prestado e cobraram investimento em infraestrutura, e a Sabesp anunciou um plano de ação.

No entanto, um grupo de 11 vereadores presenciou a coletiva de imprensa no Paço Municipal, no dia 28 de setembro, em que a Sabesp apresentou a antecipação do plano de ações estruturantes e melhorias operacionais no abastecimento de água de São José dos Campos. Segundo o presidente da Sabesp, André Salcedo, as medidas que estavam previstas para o período de 2024 a 2026 têm início imediato e serão concluídas até o início de 2025, sendo que a maioria (12 de um total de 16) até dezembro de 2023.

Distribuídos pelas regiões norte, sul, leste, oeste, sudeste e central, os investimentos totalizam R$ 131 milhões e abrangem tanto reforço do sistema de pressurização (para aumentar a vazão) quanto ampliação da capacidade de reservação, a fim de reduzir a dependência do bombeamento, contar com maior redundância e segurança operacional.

As ações vão desde substituição de bombas, acionamentos elétricos, reativação de tubulação, reposição de equipamentos furtados e vandalizados, até implantação e ampliação de estações elevatórias, construção de reservatório e adutoras de água tratada.

De acordo com Salcedo, o que motivou a alteração no cronograma foi a falta d’água que atingiu vários bairros entre 22 e 24 de setembro. A interrupção no fornecimento foi causada por manutenção emergencial no bombeamento de reservatório na zona sul e por um reparo na rede do bairro Monte Castelo, e a normalização foi agravada pelo aumento no consumo em decorrência de uma onda de calor no período.

Estavam presentes na coletiva o presidente da Câmara, Roberto do Eleven (PSDB), e os vereadores Fabião Zagueiro (Solidariedade); Júnior da Farmácia (União); Juvenil Silvério (PSD); Lino Bispo (PL); Marcão da Academia (PSD); Milton Vieira Filho (Republicanos); Rafael Pascucci (PTB); Renato Santiago (PSDB); Robertinho da Padaria (Cidadania) e Zé Luís (PSD). Também participaram do anúncio o prefeito Anderson Farias, o vice-governador Felício Ramuth, o diretor de operações da Sabesp, Roberval Tavares, o superintendente regional, Eduardo Afonso, e o gerente da Sabesp em São José dos Campos, Jorge Amorim.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.