TAUBATÉ

Com mudanças viárias e no transporte, Prefeitura de Taubaté investe em mobilidade

Alterações viárias da cidade tornam o trânsito mais seguro, eficaz e adequado às demandas dos cidadãos; transporte público também passa por mudanças

Por OVALEBrandStudio | 02/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Viaduto do Barreiro, em Taubaté
Viaduto do Barreiro, em Taubaté

Taubaté passa por diversas mudanças viárias para tornar o trânsito mais seguro, eficaz e adequado às demandas dos cidadãos.

Em 27 de setembro, a Prefeitura de Taubaté inaugurou o Binário do Barreiro, novo sistema de circulação em binário na estrada do Barreiro e nas ruas Cosme Nery da Silva, Gilma Motta de Almeida e Nivaldo Bonafé Fortes.

A iniciativa beneficia cerca de 30 mil pessoas que moram na região, além de motoristas.

O binário tem 2,2 km de extensão e fica na região de maior adensamento populacional e fluxo de trânsito. As obras começaram no segundo semestre de 2019.

O objetivo é aumentar a segurança viária de motoristas e pedestres. Para tanto, vias paralelas de mão dupla foram transformadas em mão única, tornando as vias mais seguras ao reduzir pontos de conflito, o que também melhora a fluidez do trânsito.

O fluxo de veículos foi reorganizado e foi implantada, no entorno, uma infraestrutura para motoristas, ciclistas e pedestres, facilitando as condições de acesso à região, que é área de expansão urbana.

Também houve mudança no transporte público para melhor atender a população do Barreiro após a inauguração do binário, com mais viagens, menor tempo de percurso e de espera e novos atendimentos.

A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) de Taubaté fez alterações nas linhas 02 (Continental) e 19 (São Gonçalo), além da identificação de 17 novos pontos de parada.

Na linha 02, o itinerário foi ampliado para garantir o atendimento da região do bairro Continental 3. Na linha 19, a rota mudou para melhorar o atendimento junto ao posto de saúde e a outros pontos do bairro, além de atender o Residencial Vale dos Bandeirantes. A linha 04 (Barreiro) também mudou para promover mais agilidade em seu percurso.

"As alterações do Binário melhoraram bastante a circulação dos veículos e, principalmente, a travessia dos pedestres, reduzindo os riscos de acidentes", afirmou à reportagem Rodrigo Veloso da Silva, comerciante há seis anos na estrada do Barreiro e morador do bairro há 34 anos.

REGIÃO CENTRAL

Antes do Binário, a Prefeitura fez importantes alterações em vias da região central do município, para diminuir em 50% o tempo de espera dos veículos e aumentar em 25% a velocidade média durante o percurso.

Entre as mudanças, as avenidas Nove de Julho e Granadeiro Guimarães tiveram seus sentidos invertidos e passaram a seguir sentido Praça da CTI (bairro-centro). O viaduto Charles Schnneider (CTI) seguiu no sentido região central, com duas faixas de rolamento.

Na área da Rodoviária Velha foi implantada uma via como principal acesso à rua Conselheiro Moreira de Barros, cujo sentido foi mantido. A via pode ser acessada pelos motoristas que vêm da rua Dino Bueno e querem acessar a avenida Nove de Julho ou a rua Conselheiro Moreira de Barros. O acesso dos ônibus à Rodoviária Velha foi invertido.

Pensando no futuro da cidade, a Prefeitura de Taubaté planeja instalar o Anel Viário para criar uma interligação circular na zona urbana, além de conexões e marginais junto à linha férrea e novas pontes e viadutos.

O projeto está em fase de estudo e visa facilitar e tornar mais seguro o tráfego entre as regiões do município.

Serão atendidos diversos bairros de Taubaté, como Água Quente, Vila São José, Barranco, Jardim das Nações, São Gonçalo, Piracangaguá, Remédios e Quiririm.

Além dos benefícios ao sistema viário, a obra vai gerar empregos diretos e indiretos, haverá infraestrutura para melhorias no transporte público, ampliação das ciclovias, fomento da mobilidade ativa, fortalecimento dos distritos industriais e estímulo às atividades comerciais e de prestação de serviço, entre outros.

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