DESESPERO

'Se não for recontratado não sei o que fazer', diz demitido da GM com esposa com câncer

Ex-funcionário trabalhou na GM por 13 anos e afirma que precisa do emprego para garantir o tratamento da esposa que luta contra o câncer de mama

Por Lara Salles | 26/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

SindmetalSJC/Divulgação

Demitidos penduraram camisas em ato contra os cortes nesta quarta-feira (25)
Demitidos penduraram camisas em ato contra os cortes nesta quarta-feira (25)

Um ex-funcionário da General Motors de São José dos Campos, que depende do salário da empresa para cuidar da casa e garantir o tratamento da esposa com câncer de mama, afirma não saber mais o que fazer caso não seja recontratado. O homem, de 40 anos, que preferiu não se identificar, trabalhou na GM por 13 anos e disse que ficou surpreso com a notícia

"Minha esposa começou a radioterapia pelo convênio na sexta-feira e no sábado recebemos o comunicado da demissão. Foi um susto, até agora não sei o que fazer. Ela precisa de acompanhamento médico diário devido aos problemas que teve por causa da quimioterapia. Em agosto ela chegou a ficar intubada por um problema na tireóide e ainda está se recuperando. Sem o plano fica tudo muito caro, já compramos os medicamentos e ela tem uma rotina semanal com médicos, fisioterapeutas, e exames para realizar. Se não formos recontratados não sei o que fazer", contou.

O homem foi um dos vários funcionários presentes em uma manifestação realizada nesta quarta-feira (25) na portaria da GM. A iniciativa é um ato de revolta e de apelo dos 800 funcionários para serem recontratados.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos informou que um novo ato será realizado na quinta-feira (26), às 9 horas, na sede que fica na Rua Maurício Diamante e seguirá pelo centro da cidade.

Sobre o assunto, o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano, reforçou que a greve continua e sem previsão para acabar. “O varal de uniformes simboliza a luta em defesa dos empregos e chama a atenção da sociedade para que todos se unam a essa mobilização. Seguiremos firmes na greve e na batalha para cancelar os cortes arbitrários”, afirma.

REUNIÃO COM GOVERNO

Após cobrança dos sindicatos dos metalúrgicos que representam os trabalhadores da GM em São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, o Governo de São Paulo agendou uma reunião com as entidades. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (25), às 17 horas, com o secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Samuel Yoshiaki Oliveira Kinoshita. As entidades informaram que ainda aguardam retorno sobre a reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Os três sindicatos também enviaram carta ao governo Lula (PT), solicitando reunião com a Presidência e o Ministério do Trabalho em caráter de urgência para discutir medidas em socorro dos trabalhadores.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

27 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Fernando Pose
    31/10/2023
    Eu me solidarizo com os desempregados mas gente quem tem 100.000 reais para comprar um carro que não vale 40.000 a 50.000?e isto que estou falando de um veículo básico porque aqui no Brasil ainda tem disso se colocar um ar condicionado já aumenta pra 150.000 rsrs e consequentemente juros altos e o teu veiculo na troca não pagam nem 30% do que vale, junto a isto desemprego, as pessoas estão com dificuldade em comprar o básico para sobreviver quanto mais trocar de carro.
  • Elias Gomes da Silva
    31/10/2023
    Bom já que vcs sidicalisodo nada mais justo e o sindicato bancar vcs né
  • Marlene Souza
    31/10/2023
    A questão toda ñ é recente, tudo começou em 2018 com a eleição de Bolfsonaro. Lembram da Ford? Em 2021 saiu do Brasil levando todos empregos para a Argentina e a GM estava a caminho pra fazer o mesmo.
  • Emerson
    31/10/2023
    Faz o L galera O amor está vencendo
  • expedito gomes de morais
    31/10/2023
    boa tarde parabens ao jornal pela excelente reportagem agora empressa vive de lucro .empregado do emprego e de seu salário k a empresa paga. não do lucro. da empresa. ..emoressa vive de lucro não pegar seu lucro e dividir com funcionários isso es um ABSURDO ENTAO QUANDO FOR PÁRA. RUA VAO PEDIR AJUDA AO SINDICATO VCS APOIA ELES PARA FAZEE BADERNA NA PIRTA DA EMPRESA TDS EMPRESAS GRANDES VAO MANDAR EMBIRA. ELES. PT PSOL PCDB..E QUEM FEZ O. L..RECORRE A ELES ESSESS PARTIDOS. TIROU TDS IMPOSTOS K BOLSONARO DEU AS ESSAS. EMPRESAS TA. AI O RESULTADO VEM MAIS.E VEM MAIS. PT ADORA IMPOSTOS SI ISSO
  • Wilson Pereira
    31/10/2023
    Lendo os Comentários aqui Tem Uns Idiotas Aqui COMUNA Que está Colocando As Contas no Bolsonaro kkkkkk Só Deus mesmo. O Caso é Simples os Pátios das Empresas Estão lotados De Carros, Não Tem Pra Quem Vende. Ou Seja as Políticas Pública do Larápio Estão Destruindo o Brasil. O Desempenho Teve um Aumento ,O País já está se Arrombado em maís de 169 BI. Os déficit do Brasil é o Piores Possível. O ano Que Vêm Vão Entrar hein uma Recessão Muito Grande. O País Vai Quebrar. Enquanto Isso o Ladrão Mandando Bilhões de Empréstimos a Argentina que não vão pagar isso Nunca. Podem me Esperar Vai Piorar Muito Ainda. Sei Que Vô Me Ferra, Más vão se Ferrar Milhões Juntos Comigo ???? Começando Com Esses Que Foram Demitidos. Sinto Muito Pelo Ex Funcionário Que Está Com Sua Esposa Com Câncer. Más Todos aqueles que Votaram no Ladrão Faz um belo L
  • Everaldo
    31/10/2023
    Liga p/o companheiro ...
  • Joseney Schluckebier Monteiro
    31/10/2023
    Q ninguém merece perder o emprego é fato, mas TB é fato q empresas privadas são livres prá demitir funcionários qdo bem entenderem. Sempre foi e sempre será assim, o q não pode é trabalhador do setor privado querer ser tratado como servidor público. Infelizmente as pessoas são demitidas e tem q procurar um novo emprego.
  • Agenor Domingos Cozer
    31/10/2023
    Além de terem votado no Luladrao, até poucos dias tinha uma enorme faixa com dizeres apoiando o LGBT e não sei mais o que.... vão pedir emprego a esses grupos, agora, ou então façam o L.....
  • Francisco
    31/10/2023
    Tem embesil culpando o PT..no gonverno passado a Ford fechou em todo brasil
  • Amanda
    31/10/2023
    FAZ O \"L\"
  • Carlos Rogério
    30/10/2023
    Empresa privada, eles tem o direito de demitir quem quiser, só resta os demitidos se qualificarem e arrumar outro emprego, parar de chorar e correr atrás, ou na próxima eleição não esquecer de fazer o L...
  • Mario Dotti Filho e Cleonice de Oliveira
    30/10/2023
    *À solução mais óbvia é pédirem apoio para globo lixo, politicos do PSOL, PT, PSTU, PCdoB, PSB, PCB, e outros esquerdistas, apoio aos jornalistas/colunistas mirian leitão, amanda klein, vera magalhães cynara menezes, ah ! ivete sangalo, daniela mercuri, xuxa, fatima bernardes, taís araújo, rui castro, eliane cantanhêde entre muitos outros.
  • Eu
    29/10/2023
    Faz o L
  • Anderson
    29/10/2023
    Só fazer o L
  • Carlos Henrique
    29/10/2023
    Ainda bem que fizeram o L , pois se fosse o Bolsonaro presidente, seria um número bem maior de trabalhadores, na verdade se o BOZO fosse presidente, a GM Já tinha fechado as portas em janeiro de 2023... Kkkkkkkk
  • Rinaldo Silva
    29/10/2023
    Ou L ou Bozo nenhum resolve este problema! montadoras são gananciosas 100 mil um Onix não existe isso!
  • Wiliam
    29/10/2023
    Herança maldita deixada pelo governa anterior . Que além de acabar com a moeda Brasileira, falar pelos cotovelos, sair passeando pelo Brasil afora, fugiu do país numa atitude covarde ... O pior que tem gente que ainda defende um trate desse ...
  • RINALDO BER
    29/10/2023
    Com certeza votou no ex-metalúrgico, sem dedo, agora e só fazer o \"L\", Más relaxa que vai piorar!!!
  • Flávia Regina kronka
    29/10/2023
    Será que se fosse um deles no lugar daqueles que foram demitidos , eles estariam felizes ? Ou tbm estariam junto à com os colegas pedindo retorno? Se põe por 1min no lugar de um deles!
  • Alessandro
    29/10/2023
    Essas montadoras não investem nada no Brasil, todo lucro mandam para a matriz no exterior, gostam de mamar na tela do governo com incentivos.
  • Marco
    29/10/2023
    Já estou passando por isso depois de quase 35 anos trabalhados, levei um pé do governo de São Paulo...Depender de um governo neoliberalista como é o de São Paulo, onde estão ferrando até com seus próprios funcionários, onde passam todo o mandato apenas tentando vender empresas estatais, vcs estão ferrados também.... Talvez finjam ou tentem fazer algo pois a GM é de grande repercussão.. Muita gente falando faz o L mas não sabe que os frutos colhidos agora são consequências do passado. Direitos trabalhistas jogado na vala
  • Ocimar Oliveira
    29/10/2023
    A questão é que não há venda. Sem venda não existe a produção e sem produção a demissão é necessária. Aqui em Gravataí/RS, o pátio da GM está lotado. O povo não tem dinheiro, é a situação vai piorar com esse presidente ladrão e irresponsável com o dinheiro público.
  • Agnaldo
    29/10/2023
    Faz o L
  • Dalló
    29/10/2023
    Vão procurar logo quem tá destruindo o país,várias empresas fechando as portas por conta desse desgoverno aí.isso é o grosso entrando.
  • Antônio José da Silva
    28/10/2023
    Este caras fizeram o L
  • Hélio Rubano
    28/10/2023
    Ele não sabe o que fazer ? É fácil : FAZ O ELE !!!