RESGATE

Em missão com jatos da Embraer, FAB resgata mais de 1.100 brasileiros em Israel

Na quarta-feira (18), a operação atingiu o patamar de 1.135 brasileiros atendidos em voos da FAB desde Israel

Por Xandu Alves | 22/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / FAB

Embraer C-390 Millennium, uma das aeronaves utilizadas para a repatriação de brasileiros
Embraer C-390 Millennium, uma das aeronaves utilizadas para a repatriação de brasileiros

Os voos da esperança.

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, com mais de 4.000 mortos e quase 10 mil feridos, a FAB (Força Aérea Brasileira) e o governo federal deflagraram a ‘Operação Voltando em Paz’ para repatriar cidadãos brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio.

Na quarta-feira (18), a ação atingiu o patamar de 1.135 brasileiros atendidos em voos da FAB desde Israel.

Entre as aeronaves usadas na missão, duas foram fabricadas pela Embraer: C-390 Millennium e um Embraer 190, designado VC-2 pela FAB e que atendia a Presidência da República. Também são usados dois aviões KC-30 (Airbus A330 200).

Na quarta, o KC-30 decolou de Tel Aviv, em Israel, às 18h40 (horário local), com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A bordo, 219 passageiros, sendo que 15 são estrangeiros, na maioria argentinos, bolivianos, paraguaios e uruguaios.

Segundo o chanceler Mauro Vieira, ainda restam 150 brasileiros para serem trazidos, 32 deles estão em na Faixa de Gaza e precisarão aguardar a abertura da fronteira com o Egito.

“Será necessário mais um ou dois voos”, disse o ministro durante coletiva de imprensa. “A embaixada em Tel Aviv distribuiu esses formulários e tem recebido e organizado uma ordem de prioridades, com crianças, idosos e pessoas doentes”.

Embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer explicou que toda a equipe fica mobilizada 24 horas para garantir que todos os brasileiros que tenham interesse em voltar sejam transportados. "Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, disse Meyer.

“Vamos trazer todos os brasileiros que estão na região. O Itamaraty já está no contato com países vizinhos para ver se deslocamos os brasileiros que estão no entorno. A Aeronáutica já tem montado um esquema especial para trazer. São grupos pequenos, lá tem de se deslocar por terra porque não temos acesso para que o avião pouse. Estamos trabalhando para levá-los para um lugar seguro e que possam também voltar a sua terra”, disse o ministro da Defesa, José Múcio.

Segundo ele, o Brasil foi o primeiro país a concretizar operação de repatriação de cidadãos. “Desde sábado (7) a Aeronáutica está debruçada nessa logística, com um gabinete de crise aqui e outro em Tel Aviv”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.