HOMENAGEM

Vereadores participam da entrega do monumento “Heróis de Alcântara”

Criação do marco foi sugestão parlamentar à prefeitura por ocasião dos 20 anos do acidente com o VLS no Centro de Lançamento, no Maranhão

Por Câmara de São José dos Campos | 20/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Cleverson Nunes/CMSJC

Monumento em homenagem aos 'Heróis de Alcântara'
Monumento em homenagem aos 'Heróis de Alcântara'

Em 22 de agosto de 2003 o acidente do Veículo Lançador de Satélites-VLS que vitimou 21 técnicos e engenheiros do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), localizado no DCTA, em São José dos Campos, completou 20 anos. Para marcar a data, a cidade erigiu um monumento em homenagem às vítimas. A criação do memorial foi sugerida pelo vereador Fabião Zagueiro (Solidariedade) em uma indicação (4778/22) encaminhada à prefeitura no ano passado.

Além dele, os vereadores Amélia Naomi (PT), Juvenil Silvério (PSD) e Marcão da Academia (PSD) participaram da cerimônia de entrega, realizada na data.

A inauguração foi na praça Heróis de Alcântara, no trevo de acesso ao bairro Jardim da Granja, região sudeste. Feito em alvenaria e com seis metros de altura, o memorial é iluminado e conta com um protótipo do foguete VLS e uma placa com os nomes dos servidores civis do IAE.

Na solenidade, familiares das vítimas receberam medalhas honoríficas. Estavam presentes o diretor-geral do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; os diretores do IAE, brigadeiro Frederico Casarino e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Clezio Marcos de Nardin; o prefeito Anderson Farias e a secretária de Saúde, Margarete Carlos da Silva Correia.

Logo após, houve a tradicional queima de 21 rojões em memória dos heróis de Alcântara, no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro). Todos os anos, desde 2004, as famílias se reúnem nesta data para o ato às 13h26, horário exato do acidente.

Durante os preparativos no Centro de Lançamento de Alcântara, em 2003 no Maranhão, para o lançamento do terceiro protótipo do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) dali a três dias, a ignição antecipada de um dos propulsores causou um incêndio na plataforma. A explosão destruiu a Torre Móvel de Integração, onde trabalhavam os 21 profissionais. O velório coletivo foi realizado na cidade de São José dos Campos no dia 27 de agosto do mesmo ano.

Outros documentos produzidos na Câmara Municipal no ano passado trazem à memória os moradores vitimados. Na moção 95/22, a vereadora Amélia Naomi manifesta pesar e solidariedade aos familiares e, no projeto de lei 286/22, a parlamentar propõe instituir em 22 de agosto o "Dia municipal em homenagem aos servidores públicos Heróis de Alcântara”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.