PSDB

'Não sou candidato a nada', diz ex-prefeito Emanuel Fernandes, cacique tucano em S. José

O comentário foi feito por ele, que governou a cidade por dois mandatos, entre 1997 e 2004, em uma página recém-criada na rede social com o nome 'Emanuel Prefeito'

Por Da Redação | 14/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Reprodução

Emanuel e Cury criticaram à época a decisão de Felicio, que não cumpriu o mandato à frente da prefeitura
Emanuel e Cury criticaram à época a decisão de Felicio, que não cumpriu o mandato à frente da prefeitura

Principal cacique tucano em São José dos Campos, o ex-prefeito Emanuel Fernandes afirmou que 'não é candidato a nada' em postagem no Instagram. O comentário foi feito por ele, que governou a cidade por dois mandatos, entre 1997 e 2004, em uma página recém-criada na rede social com o nome 'Emanuel Prefeito'.

'Favor retirar. Não sou candidato a nada', escreveu Emanuel, pilar político do PSDB na cidade, alicerce da dinastia tucana que venceu 6 das últimas 7 eleições municipais, com dois mandatos dele e outros dois de Eduardo Cury (2005 a 2012) e Felicio Ramuth (que venceu as eleições de 2016 e 2020).

Leia mais: Depois das praças, Emanuel Fernandes ressurge nas redes sociais: ‘País precisa de líder’ 

Felicio deixou o partido em 2022, migrando para o PSD e renunciou ao cargo, candidatando-se a vice-governador na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que acabaria vencendo a disputa. Anderson Farias, que também migrou do PSDB para o PSD, assumiu o Paço Municipal.

Com a migração, houve um racha na relação entre o grupo político de Felicio-Anderson e o PSDB, capitaneado por Emanuel e Cury, que -- ao lado de outros nomes da região, como o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), e de Guaratinguetá, Marcos Soliva (PSC), e o ex-prefeito Ortiz Junior (PSDB), de Taubaté -- lançaram o movimento 'Política por gente que Vale', de olho na formação de quadros para a eleição de 2024.

Emanuel e Cury criticaram à época a decisão de Felicio, que não cumpriu o mandato à frente da prefeitura.

Leia mais: Com ‘10 mandamentos’, manifesto de Emanuel e Cury prega política ‘séria’, sem populismo 

Em maio, depois de organizar sete palestras sobre política na praça do Sol, em São José, Emanuel passou a intensificar a presença nas redes sociais. Com a ajuda da filha Lia Blanco, que é arquiteta, o ex-prefeito de São José postou vídeos na internet com trechos de entrevista dada por ele, em formato de podcast, falando sobre política e refletindo sobre o Brasil. "País precisa de líder", comentou.

Uma das principais lideranças políticas do Vale, Emanuel é o quarto mais citado pela população em pesquisa espontânea publicada em maio por OVALE sobre quem seria eleito para governar a cidade se a eleição fosse hoje. Ele aparece atrás de Anderson Farias, Felicio Ramuth e Eduardo Cury, todos oriundos do grupo criado por Emanuel para debater política nos anos 1990.

Política
No último dia 6, Emanuel ministrou uma palestra sobre  política e eleições e, durante seu discurso, chamou o  Cury de "nosso prefeito" -- Cury aparece na liderança da disputa pelo Paço em 2024, de acordo com pesquisa de OVALE divulgada em maio. O tucano, no entanto, mostra-se claudicante, não crava que será candidato.

Leia mais: Cury lidera intenção de voto à Prefeitura de São José, seguido por Anderson e Dr. Elton 

Em sua palestra, Emanuel ressaltou que a renovação política é necessária para a 'reconstrução' de São José e disse que assumirá a responsabilidade pela reestruturação do PSDB para as eleições de 2024. Emanuel afirmou ainda que faltam 'atenção, carinho e compreensão' com o eleitorado joseense e criticou políticos que priorizam 'projetos pessoais'.

 Leia mais: Justiça nega pedido de liminar de Blanco e mantém resultado de eleições no PSDB  

‘Política por gente que Vale’. O duplo sentido na última palavra da frase que dá nome ao manifesto liderado pelos ex-prefeitos joseenses Emanuel Fernandes e Eduardo Cury não é uma mera coincidência. De olho em 2024, os caciques do PSDB em São José dos Campos querem através do movimento regional suprapartidário iniciar uma leva de novas lideranças no Vale do Paraíba e, para isso, o documento estabelece 10 'mandamentos'.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.