DECISÃO

Justiça nega pedido de liminar de Blanco e mantém resultado de eleições no PSDB

Blanco é a favor do apoio tucano à reeleição de Anderson e contra articulação feita pelo grupo de Emanuel Fernandes e Eduardo Cury

Por Jesse Nascimento | 13/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Reprodução/Alexandre Blanco/Facebook

Esta é a quarta derrota de Blanco na Justiça
Esta é a quarta derrota de Blanco na Justiça

A Justiça negou pedido de liminar feito por Alexandre Blanco e decidiu pela manutenção do resultado das eleições do diretório municipal do PSDB em São José dos Campos. A decisão da magistrada Vanessa Maria Trevisan, do Distrito Federal e Territórios, frisa que liminar solicitada por Blanco, aliado do prefeito Anderson Farias (PSD), não pode ser deferida porque a figura usada por ele na peça, "amicus curiae", foi utilizada de forma inadequada, uma vez que a solução do caso já tem uma sentença proferida anteriormente. Esta é a quarta derrota de Blanco na Justiça. Ele é contra a articulação feita pelo grupo do padastro e ex-prefeito, Emanuel Fernandes, e do ex-deputado e prefeito Eduardo Cury para que o PSDB tente voltar a comandar uma das maiores cidades do Brasil.

Blanco questiona a eleição do diretório municipal, que conduziu José de Mello Correa para o segundo mandato como presidente do partido. Candidato tucano a prefeito na eleição de 2012, quando foi derrotado por Carlinhos Almeida (PT), Blanco defende que o PSDB apoie a reeleição de Anderson.

Desde o fim de 2022, atua como assessor de projetos especiais do governo Anderson. Ele é filho de Juana Blanco, que morreu em 2013, e enteado de Emanuel Fernandes, que foi prefeito de São José de 1997 a 2004, pelo PSDB.

À reportagem, Blanco afirmou que vai ajuizar uma nova ação em breve na Justiça de São José, por entender que, com a decisão da juíza de Brasília, a eleição do diretório municipal do PSDB é nula.

"Juridicamente a ação que de fato irá julgar a validade ou não da convenção de São José dos Campos é a ação de nulidade da convenção que será proposta após o cumprimento da liminar pelo PSDB de São José, que obrigou a entrega de todos os documentos da convenção e que ilegalmente não foram entregues. Até agora, as irregularidades da convenção não foram objeto de ação e julgamento. Tudo isso será julgado em uma ação em São José dos Campos, juntamente com essa decisão de Brasília que tornou todos os atos da comissão executiva (do partido) nulos e, portanto, tornou nulo o ato que convocou as convenções municipais e que também estendeu os mandatos municipais de fevereiro até setembro", frisou Blanco.

O diretório eleito, por sua vez, acompanha o caso com "tranquilidade". "O mais importante é a decisão unânime do Diretório Estadual da validade da convenção e da eleição do diretório de São José, o que inviabiliza qualquer outra pretensão ou pedido na Justiça. Em todos processos em que Blanco perdeu, a justiça afirma que a decisão é “ interna corporis” indicando que o Diretório estadual é soberano na decisão", afirmou Mello.

O presidente do PSDB joseense também disse que, capitaneado por Emanuel e Cury, o PSDB está "pronto para ajudar pessoas a serem protagonistas".

"O PSDB de São José dos Campos segue firme na sua renovação. Diretório e Executiva recém eleitos agora partem para construção da chapa de vereadores, junto com o Cidadania, nossa Federação. Sempre pensando nas pessoas e na cidade. Com protagonismo, diálogo com todos partidos, conquistando alianças pelas ideias e não pelo dinheiro, cargos ou vantagens pessoais. Afastamos de maneira definitiva o fantasma do adesismo e a negociata partidária que tanto aflige a política nacional e que por muitas vezes esquece a quem devemos servir: 'o povo'. Com apoio de Emanuel Fernandes, de Eduardo Cury, de nossos quatro vereadores e de uma militância crescente, vamos propor e renovar o projeto político para a cidade. Por sinal, nossas reuniões são incríveis, com presença maciça (200/300 pessoas), que vêm nos apoiar de coração. Além disso o PSDB SJC apoia e segue em todas as letras as diretrizes do Partido no âmbito Nacional e Estadual. E também do Projeto para o Vale do Paraíba 'Política por Gente que Vale', no qual encontramos lideranças do Vale, como o Prefeito Izaias Santana [Jacareí] e outros. Uma nova era para a região, um vetor político para mudar o mesmo do mesmo", frisou Mello.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.