PARCERIA PAGA

Campanha orienta como ajudar as pessoas em situação de rua da cidade

Prefeitura de São José dos Campos lança a campanha Não Dê Esmola, Dê Cidadania; ações de orientação serão realizadas por toda a cidade

Por OVALE BRANDSTUDIO - CONTEÚDO PATROCINADO | 02/10/2023 | Tempo de leitura: 5 min
São José dos Campos

Adenir Britto / PMSJC

Caminhos. Prefeitura também disponibiliza oficinas e atividades de convívio e socialização
Caminhos. Prefeitura também disponibiliza oficinas e atividades de convívio e socialização

A Prefeitura de São José dos Campos lançou em setembro a campanha Não Dê Esmola, Dê Cidadania.

As ações serão realizadas por toda a cidade para orientar a população sobre a melhor forma de ajudar as pessoas em situação de rua.

De caráter permanente, a campanha vai ampliar a divulgaçao sobre o atendimento oferecido pela Prefeitura aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa visa desestimular os munícipes a dar esmolas, pois essa prática faz com que essas pessoas recusem o acolhimento do município e permaneçam na rua.

As equipes da Prefeitura estarão por toda a cidade, acompanhadas por guardas municipais e agentes de trânsito, com o objetivo de engajar a população, principalmente nos semáforos, onde é mais comum a oferta de esmolas.

APOIO

Com 10 vans e três carros de suporte, a equipe de abordagem social é formada por 69 agentes para acolher as pessoas, com atuação 24 horas por dia, incluindo sábado, domingo e feriado.

Os abrigos municipais estão preparados para acolher todos que estão em situação de rua. A pessoa que aceita ajuda é levada ao Centro Pop, onde é feita a triagem e o encaminhamento para o local adequado.

A Prefeitura também disponibiliza oficinas e atividades de convívio e socialização pelo Centro Pop, com o objetivo de incentivar os munícipes no seu desenvolvimento pessoal e profissional, oferecendo mais qualidade de vida e oportunidade para voltar para o mercado de trabalho.

ESTRUTURA

São José dos Campos oferece 17 abrigos para vários públicos. Com mais abrigos, descentralizados e em espaços menores, a Administração municipal pode oferecer um atendimento ainda mais humanizado. A iniciativa também atende a política nacional de assistência social.

Os abrigos municipais de São José estão preparados para acolher todos os moradores em situação de rua.

O munícipe que aceita ajuda é levado ao Centro Pop, onde é realizada avaliação e triagem para determinar a unidade para a qual será encaminhado. Não é permitido levar pessoas diretamente aos abrigos sem passar pelo Centro Pop e pelas equipes de abordagem.

A população pode ajudar a Prefeitura informando casos de pessoas em situação de rua por meio do telefone 153, da Guarda Civil Municipal, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita.

MATERIAL

No site da Prefeitura de São José dos Campos, você pode conhecer a estrutura dos abrigos da cidade.

Um vídeo de apresentação, disponível na página oficial e no Youtube da Prefeitura, permite um ‘tour’ virtual pelos espaços espalhados por todas as regiões do município.

As orientações, folders e demais materiais também podem ser obtidos no hotsite especial sobre a campanha Não Dê Esmola, Dê Cidadania, lançada em 26 de setembro.

ATIVIDADES

Uma das últimas ações realizadas nos abrigos de São José dos Campos aconteceu em 15 de setembro, quando o Centro Pop promoveu uma atividade com os moradores de rua sobre a valorização da vida.

O evento fez parte da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, e tem papel fundamental no resgate da autoestima e de proporcionar momentos de bem-estar para quem se encontra em vulnerabilidade social.

Durante a ação, os frequentadores participaram de palestras, conversaram com psicólogos e puderam cortar o cabelo. Além disso, receberam café da manhã, roupas limpas e kit de higiene pessoal para tomar banho no vestiário do Centro Pop, que são diariamente oferecidos pela equipe de Apoio Social.

DIA DOS PAIS

No mês anterior, outra ação emocionou os moradores.

A Prefeitura realizou, em agosto, evento especial de Dia dos Pais para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Celebrado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é o momento de se homenagear uma das figuras fundamentais da família e do desenvolvimento educacional dos filhos, embora infelizmente nem todas as famílias possam contar com a presença paternal, por muitos deles migrarem pelas ruas de todo o Brasil.

Diante deste cenário, o Centro Pop, espaço dedicado ao atendimento às pessoas em situação de rua, realizou evento para recuperar as memórias e os valores da família, com o objetivo de convencer estas pessoas a aceitarem ajuda e terem uma vida digna, perto das pessoas que amam.

Vacinação contra a gripe é prorrogada

NO BRAÇO. A Prefeitura de São José dos Campos prorrogou até 31 de outubro a campanha de vacinação contra a gripe (influenza). A ampliação do prazo segue orientação do Governo do Estado. Atualmente, o público-alvo é acima de 6 meses. Até o momento, foram aplicadas 213.285 doses, sendo 114.727 em pessoas dos grupos prioritários.


Doações do Fundo chegam ao RS

SUL. A primeira remessa de doações que o Fundo Social de Solidariedade de São José encaminhou às vítimas do ciclone no Rio Grande do Sul já foram rcebidas pela Defesa Civil gaúcha. O envio é resultado da parceria entre o Fundo Social e a empresa Azul Linhas Aéreas, responsável pelo envio das remessas nos voos da empresa.


Loja Solidária em mais 2 bairros

SOLIDARIEDADE. O Fundo Social de Solidariedade realiza, no próximo dia 10 de outubro, das 9h às 12h, mais uma Loja Solidária na região norte de São José dos Campos. Desta vez, será no Altos de Santana, na Emefi Vera Babo de Oliveira. No dia 24 de outubro, no mesmo horário, será a vez do distrito de Eugênio de Melo, na Fundhas.


Gastronomia afro: aulas em São José

CULINÁRIA. Participantes do curso de culinária afro de São José dos Campos realizaram, em setembro, mais uma das receitas que a oficina oferece: a cocada baiana. A oficina é oferecida pelo Centro de Referência Afro-Brasileira e as inscrições seguem abertas. As oficinas são gratuitas e irão até janeiro de 2024. Informações: (12) 3909-2626.


Chico Oliveira visita a Fundhas

ILUSTRE. O trompetista e arranjador Chico Oliveira, famoso por fazer parte durante 18 anos do Sexteto do Jô, visitou a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) em setembro. No auditório, o músico assistiu a uma apresentação da banda da Fundhas. “Gostei demais, o trabalho está maravilhoso. Acho que isso aqui é uma semente. Parabéns!”


Urbam assume coleta em SFX

DISTRITO. Os serviços de coleta comum e seletiva no distrito de São Francisco Xavier agora são feitos pela Urbam. O início da operação foi em 16 de setembro. A principal alteração é na coleta seletiva, que passou a ser realizada no período da tarde no centro e no bairro dos Ferreiras (às segundas, quartas e sextas), a partir das 14h20.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Maria Rita
    05/10/2023
    Pessoas também podem ir para os abrigos ACOMPANHADOS de SEUS CÃES?