TAUBATÉ

Prefeitura de Taubaté investe na preservação do patrimônio histórico

Por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura de Taubaté recupera edificações que fazem parte do patrimônio cultural da cidade

Por OVALEBrandStudio | 02/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Revitalização da Villa Santo Aleixo
Revitalização da Villa Santo Aleixo

A cultura pulsa em Taubaté como o coração bombeando sangue para manter a vida.

A cidade de gente como Monteiro Lobato, Mazzaropi, Fêgo Camargo, Hebe Camargo e Celly Campello, além de tantos outros, faz do setor cultural peça fundamental na engrenagem do desenvolvimento.

Por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, aliando arte e crescimento, passado e futuro, a Prefeitura de Taubaté investe na recuperação do patrimônio cultural da cidade, que é considerada a Capital Nacional da Literatura Infantil.

“Taubaté, até por conta de sua longa história, é uma das cidades que conta com o maior número de museus no interior do nosso país”, conta Paulo Oliveira, gestor da Área de Museus de Taubaté.

É no museu que se aprende sobre o passado para compreender o presente e criar o futuro A cidade tem oito museus públicos e três privados – com dois dos particulares em funcionamento.

Não à toa, a gestão municipal tem investido na recuperação de espaços que contam a história de Taubaté, imóveis históricos que corriam o risco de sucumbir ao tempo.

Um dos mais importantes é a Villa Santo Aleixo, construção em alvenaria estrutural de tijolos de barro cozido e coberta por telhas de barro do tipo francesa, erguida com as técnicas de construção do final do século 19.

Trata-se de um dos principais imóveis tombados do centro de Taubaté e um verdadeiro tesouro encravado no coração da cidade.

A edificação foi propriedade da Mitra Diocesana e serviu como residência familiar até 1996, quando foi adquirida pela Unitau (Universidade de Taubaté). O imóvel passou ao município em 2009.

A falta de manutenção ao longo do tempo, aliada a fortes mudanças no entorno, provocou alteração no perfil de solo, o que afetou a fundação do espaço.

Com isso, tornou-se necessária a restauração do prédio, iniciada em 3 de abril de 2023 com um investimento de R$ 2,9 milhões. O prazo é de 12 meses, período que pode ser ampliado em razão das exigências técnicas do trabalho.

A recuperação do casarão tem como prioridade a manutenção das características do local. Após o restauro, a bela Villa Santo Aleixo vai abrigar um centro de cultura para milhares de pessoas em Taubaté.

Além de oferecer oficinas livres e visitas mediadas, podendo utilizar a área externa para lazer e convivência, o espaço poderá absorver parte da produção artística desenvolvida pelos idosos nos diversos equipamentos da cidade.

É Taubaté fazendo arte, e criando cultura.


Publicidade Nativa: produzido por ‘OVALE BrandStudio’, este conteúdo patrocinado é considerado material publicitário e não faz parte do núcleo editorial e jornalístico de OVALE.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.