POLÍTICA

Dilma e PT querem revisão e reparação do processo de impeachment

04/09/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Uma decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal), que julgou improcedente uma acusação por improbidade administrativa contra a então presidente Dilma Rousseff (PT), fez com que o partido quisesse uma ‘reparação histórica’ após a perda do mandato dela, em 2016, através de um processo de impeachment.

Na oportunidade, Dilma perdeu o mandato sob acusação de ter praticado as chamadas ‘pedaladas fiscais’. Então, em maio daquele ano, Michel Temer (PMDB) assumiu o poder e, em agosto, tomou posse em definitivo, após o final do processo de impedimento da ex-presidente.

Desta maneira, o PT está entrando com um projeto de resolução no Congresso Nacional para anular todas as decisões contra ela. No entanto, o partido não quer a volta dela do poder, apenas um reconhecimento de que a condenação, ao olhar do PT, teria sido injusta.

Por sua, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) são contra esse revisionismo. De acordo com fontes ligadas a eles, não se pode tirar a legitimidade do Congresso, que votou pelo impeachment dela. Mas, formalmente, nem Lira e nem Pacheco ainda se manifestaram.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.