TAUBATÉ

Com qualidade, Ensino Integral atende 19 mil alunos em Taubaté

Ensino Integral de Qualidade garante aos estudantes aulas regulares e, no contraturno, atividades visam o desenvolvimento intelectual, físico e social, além de refeições balanceada

Por OVALEBrandStudio | 29/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Caíque Toledo / OVALE

Theo Fellipe Marioto de Moraes, 14 anos, aluno medalhista da EMEF Monsenhor Evaristo Campista César
Theo Fellipe Marioto de Moraes, 14 anos, aluno medalhista da EMEF Monsenhor Evaristo Campista César

Uma das principais medidas da atual gestão municipal em Taubaté foi garantir que a cidade tenha uma rede cada vez maior de escolas com Ensino Integral de Qualidade.

São 19 mil alunos matriculados no Ensino Integral Infantil e Fundamental.

Os alunos têm aulas regulares e, no contraturno, se dedicam a atividades que visam o seu pleno desenvolvimento intelectual, físico e social.

Há uma série de atividades, como Dança e Teatro, Musicalização, Atividades Físicas, Brincadeiras Lúdicas, Espaços do Conhecimento, Esportes e Integração.

Além delas, os alunos também têm a garantia de refeições balanceadas e preparadas por nutricionistas de acordo com a necessidade dos estudantes.

ESCOLAS

Em Taubaté, o Programa de Ensino Integral está presente atualmente em 52 unidades escolares de Ensino Fundamental e 76 unidades escolares de Educação Infantil.

"As atividades desenvolvidas no programa integral necessitam integrar os componentes curriculares da base nacional comum curricular e da parte diversificada, de tal modo que as oficinas realizadas possam estimular os estudos, o acesso à cultura, à música, à ciência, ao esporte, à tecnologia e às artes", disse Luciane Carvalho de Brito Ferreira, coordenadora de ensino da Secretaria de Educação de Taubaté.

Progressivamente, segundo a coordenadora, vai se dando a integração dos currículos regular e integral. Neste sentido, são ofertadas oficinas socioeducativas em horários complementares às outras oficinas, como de arte/artesanato, dança, esportes, espaço do conhecimento, música e canto coral, teatro, tecnologias e lutas.

"As oficinas são muito atraentes para os alunos. O programa integral avançou no município e há ainda grande procura por parte dos responsáveis", disse a coordenadora.

PRÊMIOS

Com qualidade no ensino, os resultados aparecem dentro e fora das escolas de Taubaté. Desde 2021, foram 39 alunos medalhistas em diversas olimpíadas do conhecimento, como nas áreas de Astronomia e Astronáutica, Matemática, Foguetes, Eficiência Energética, Física e Ciências, além de 54 menções honrosas.

Aluno do 9º ano da EMEF Monsenhor Evaristo Campista César, na Estiva, Theo Fellipi Marioto de Moraes, 14 anos, foi medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

"Eu já estava esperando um pouco o bom resultado, porque estudei muito. A escola me ajudou em algumas coisas, outras busquei aprender mais porque gosto da área de exatas".


Publicidade Nativa: produzido por ‘OVALE BrandStudio’, este conteúdo patrocinado é considerado material publicitário e não faz parte do núcleo editorial e jornalístico de OVALE.



Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.