PANDEMIA

Brasil identifica caso de nova variante Éris da Covid-19, derivada da Ômicron

Nova cepa do vírus teve o primeiro caso identificado no Brasil em 18 de agosto, em São Paulo

Por Da redação | 27/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Jornal da USP / Polina Tankilevitch

Variante Éris é mais contagiosa, porém não demonstrou maior gravidade
Variante Éris é mais contagiosa, porém não demonstrou maior gravidade

A Covid-19 resiste.

Após mais de três anos da pandemia e o fim da emergência de saúde pública global, decretada em maio deste ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta para o aparecimento de uma nova variante do coronavírus.

Conhecida popularmente por Éris, a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, atualmente o tipo mais comum no mundo.

A nova cepa do vírus da Covid-19 teve o primeiro caso identificado no Brasil em 18 de agosto, em São Paulo.

Trata-se de uma mulher de 71 anos, cujos sintomas tiveram início em 30 de julho. Ela recebeu tratamento em uma unidade hospitalar privada, sendo liberada no dia seguinte. Ela também estava com o esquema vacinal completo.

Nome da deusa grega do caos e de um dos maiores planetas anões do nosso sistema solar, a Éris é uma das três variantes na lista de monitoramento da OMS. As outras duas são a XBB.1.5, que circula amplamente na Europa e nas Américas, e a XBB.1.16, predominante na Ásia.

INTERESSE

A OMS classificou a Éris como variante de interesse devido ao aumento das taxas de infecção atribuídas a ela, ao fato de se espalhar rapidamente e à sua capacidade do chamado “escape imunológico”.

A Éris é uma linhagem descendente da XBB. 1.9.2. A nova variante apresenta uma mutação adicional da proteína spike, que o vírus usa para se prender a células humanas e infectá-las, o que pode explicar por que ele pode escapar da resposta do sistema imunológico humano.

De acordo com o Ministério da Saúde, as recomendações sanitárias em relação às medidas de prevenção à Covid, porém, seguem as mesmas e não foram alteradas a partir da confirmação do primeiro caso da Éris no país.

O Vale do Paraíba registra, desde o começo da pandemia, 667 mil casos confirmados da Covid-19, com 8.269 mortes e 625,9 mil curados. Na Região de Campinas, são 820,8 mil casos e 18,2 mil mortes.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.