POLÍTICA

Defendida por bolsonaristas, CPMI do Golpe vira ‘arma’ contra bolsonarismo

Depoimentos constrangem apoiadores do ex-presidente e revela indícios de participação de Bolsonaro e seus asseclas em tentativa de golpe de Estado

Por Da redação | 27/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Geraldo Magela / Agência Senado

CPMI do 8 de Janeiro
CPMI do 8 de Janeiro

O tiro saiu pela culatra e atingiu o pé. E tiro de bazuca.

A metáfora descreve a situação dos parlamentares apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com relação à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro.

O mecanismo foi proposto e defendido pelos bolsonaristas, no começo deste ano, como forma de acuar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teria sido leniente com os golpistas, de acordo com a tese bolsonarista.

Em fevereiro, deputados e senadores do PL, principal partido de oposição, carregaram cartazes e convocaram a imprensa para acusar o governo de impedir a criação da CPMI, que deveria mostrar que Lula teria tido interesse nos atos golpistas.

Nas redes sociais, os apoiadores de Bolsonaro publicaram uma lista de deputados que não assinaram o requerimento de abertura da CPMI, como forma de pressão.

O caldo político esquentou quando vazaram imagens mostrando a falta de ação do então chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Gonçalves Dias, no dia das invasões.

ABERTURA

O desinteresse do governo e o vídeo de Dias foram o combustível que faltava para os bolsonaristas conseguirem a abertura da CPMI.

Parlamentares da oposição negociaram para serem indicados a participar da investigação. Entraram até os filhos do ex-presidente, Flávio e Eduardo Bolsonaro, que são suplentes na comissão.

A expectativa era de constranger gente graúda do governo durante os depoimentos, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Mas daí a ‘bomba para cima de Lula’ mudou de lado e atingiu Bolsonaro e seus apoiadores.

O governo ficou com a maioria dos parlamentares e controlou a CPI, aprovando a convocação de personagens vinculados a Bolsonaro que causam constrangimento justamente para a oposição.

Como a imagem da tornozeleira eletrônica do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, que chamou mais atenção do que seu depoimento. Depois o hacker Walter Delgatti, que acusou Bolsonaro de conspirar contra a urna eletrônica.

MAURO CID

A ópera bufa se completou com o fardado tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que se calou diante da CPMI. Mas as revelações de envolvimento no escândalo das joias e movimentações milionárias em sua conta constrangeram ainda mais os bolsonaristas.

Ou seja, a CPMI de 8 de janeiro que foi proposta por bolsonaristas que queriam mostrar falhas do governo se tornou uma arma contra Bolsonaro, com indícios de participação do presidente e seus asseclas numa tentativa de golpe de Estado. Instrumento criado pelos bolsonaristas se tornou em arma contra o bolsonarismo. Bem no pé.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • José Mario de Oliveira
    27/08/2023
    Acompanhe as Sessões e comprove que a verdade é outra. O Governo tenta barrar as investigações de forma sistemática e orquestrada, para que a farsa não seja desvendada e o atinja frontalmente. Fica claro a maquiavélica trama urdida para enganar a população.