PARCERIA PAGA

São José investe em energia limpa para abastecer os prédios públicos

Prefeitura vai substituir a energia convencional por solar nos prédios públicos da cidade; além contribuir para o meio ambiente, a medida vai gerar economia ao municípío

Por OVALE BRANDSTUDIO - CONTEÚDO PATROCINADO | 09/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação / PMSJC

Fazenda de módulos fotovoltaicos em Cachoeira Paulista
Fazenda de módulos fotovoltaicos em Cachoeira Paulista

Sempre em busca de inovação, a Prefeitura de São José dos Campos vai substituir a energia convencional por solar nos prédios públicos da cidade. Além ser renovável e contribuir para o meio ambiente, pois preserva o uso de recursos naturais, vai gerar economia no pagamento do consumo de eletricidade. Essa é uma das novas fontes sustentáveis em que a cidade está apostando.

Essa energia limpa vem de uma fazenda de módulos fotovoltaicos em Cachoeira Paulista, cidade que tem alto índice de densidade solar. São 11 mil metros quadrados de placas solares. Os créditos, resultados da captação, começam a ser descontados em agosto.

Com essa tecnologia, o município terá créditos de energia, que diminuiram o valor das contas dos prédios públicos. O resultado dessa ação trará uma economia inicial de 26,4% de desconto no uso para abastecer 43 prédios públicos e a Linha Verde.

A matriz fotovoltaica não é a única que será utilizada na cidade. Visando sempre a sustentabilidade, a Prefeitura vai iniciar o funcionamento de uma usina de biogás e também a compra de energia do Mercado Livre, mais barata que da concessionária.

Após o funcionamento das três modalidades de energia limpa, a economia no pagamento do consumo chegará bem próximo de 50%.

ENERGIA SOLAR

Algumas pessoas se perguntam como é possível o sol abastecer um prédio inteiro. O que acontece é que a radiação solar, ao atingir os painéis fotovoltaicos de silício, esquentam até aproximadamente 40 ºC, transformando-se em energia elétrica.

A captação dos raios solares em sistemas fotovoltaicos produz eletricidade por meio da corrente contínua. Porém, para alimentar os equipamentos eletrônicos e aparelhos domésticos, é necessário convertê-la em corrente elétrica alternada, que tem a capacidade de ser levada por longas distâncias. A transmissão será feita pela concessionária de energia.

A fazenda de Cachoeira Paulista é gerenciada pela Capua Engenharia, que venceu o processo de concessão. A fazenda ocupa uma área de 19 mil metros quadrados.

GCM RECEBE NOVA FROTA DE MOTOS

A Prefeitura entregou, em julho, a nova frota de motocicletas às equipes da GCM (Guarda Civil Municipal). São 20 motos de 500 cilindradas que serão utilizadas pela equipe GTAM (Grupo Tático com Moto). O grupo contava com 10 motos e passou a atuar com o dobro de veículos, que além de maior potencia, têm uma nova identidade visual.

ROUBO DE CARRO CAI EM SÃO JOSÉ

São José alcançou os melhores indicadores criminais dos últimos 23 anos, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. O destaque é a redução recorde dos casos de roubo de veículo. Foram 424 casos de janeiro a junho de 2016, contra 85 casos no mesmo período deste ano.

AEROPORTO JÁ RECEBE MELHORIAS

A SJK Airport, que administra o Aeroporto de São José, está investindo R$ 5 milhões em obras no terminal, especialmente em melhorias das pistas de taxiway. De acordo com a concessionária, está sendo aplicada uma emulsão asfáltica com polímeros especiais em uma extensão de 3 quilômetros.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.