AVIAÇÃO

Embraer: com fábrica em Taubaté, carros voadores já têm R$ 41,2 bilhões em pedidos

Veículos são aposta de empresa controlada pela Embraer para conquistar o futuro

Por Xandu Alves | 22/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Taubaté

Divulgação

Conceito do carro voador elétrico da Eve Air Mobility, empresa controlada pela Embraer
Conceito do carro voador elétrico da Eve Air Mobility, empresa controlada pela Embraer

Negócio de R$ 41 bilhões, carros voadores elétricos começam a ser produzidos neste ano em Taubaté e são uma das apostas da Embraer para o futuro.

Na quinta-feira (20), a empresa Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, anunciou a instalação da primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) em Taubaté.

A aeronave já conta com 2.850 pedidos, o que garante US$ 8,6 bilhões (R$ 41,2 bilhões) para a empresa e 22% do mercado de eVTOLs no mundo.

A planta industrial será em área a ser ampliada dentro da unidade da Embraer em Taubaté, no distrito de Quiririm. A produção dos carros voadores pode começar ainda neste ano.

A previsão é montar o primeiro protótipo da aeronave no segundo semestre deste ano, com a entrada em teste em 2024. A empresa prevê entregar as primeiras unidades em 2026.

O modelo contará com um piloto e capacidade para mais quatro passageiros. Mais para frente, depois da consolidação da operação, o veículo deverá voar sem piloto a bordo.

Procurada, a Eve não informou o início da operação e a capacidade de produção.

A unidade Embraer em Taubaté é um centro logístico e de armazenagem de peças e tem 100 empregados. A planta tem 250 mil m², com 40 mil m² de área construída.

Segundo a Embraer, ainda será definido o tamanho da expansão, conforme aprovação das autoridades.

Taubaté traz vantagens logísticas e de produção para a Eve. A unidade tem fácil acesso por rodovias e proximidade de linha ferroviária.

Também é perto da sede da Embraer, em São José dos Campos, e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilita a produção.

"Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, [além da] cadeia de suprimentos e logística", disse André Stein, co-CEO da Eve.

"A nova linha está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade".

"Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade", disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. "Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor".

PEDIDOS

A aeronave da Eve Air Mobility já conta com 2.850 pedidos e cartas de intenção, o que garante uma carteira de US$ 8,6 bilhões (R$ 41,2 bilhões) para a empresa.

São 28 clientes no mundo. No Brasil, estão previstos 285 veículos a serem entregues, dos quais 100 são para a Avantto, 50 para a Helisul, 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar. A previsão é de entregar as primeiras unidades em 2026.

PARCERIA

Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL.

As empresas têm trabalhado juntas para pesquisar conceitos avançados de fabricação e inovação, utilizando suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL baseado em padrões elevados de segurança, qualidade, eficiência e foco no cliente.

O contrato inclui estudos de operação industrial, logística, cadeia de suprimentos e distribuição de peças.

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