CRIME

Roubo de celular: a cada 2 minutos, um celular é levado por criminosos em São Paulo

Estado de São Paulo acumula 108.488 celulares roubados e furtados entre janeiro e 20 de junho deste ano, média de um aparelho levado a cada 2 minutos

Por Xandu Alves | 17/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

O escriturário aposentado Antonio Martins, 68 anos, andava pelo Jardim Satélite, na região sul de São José dos Campos, quando teve o celular furtado. Ele disse que guardava o aparelho em uma bolsa a tiracolo e o equipamento foi facilmente levado por algum larápio, segundo a vítima.

Martins registrou boletim de ocorrência eletrônico, mas sem qualquer expectativa de reaver o celular, que havia ganhado de presente dos filhos no último Natal.

“Esse não volta mais. É o segundo que me levam. Com o aparelho novo eu tenho muito mais cuidado e só uso na rua quando é indispensável”, contou o aposentado.

Martins não está sozinho. A cada dois minutos uma pessoa como o aposentado de São José dos Campos é vítima de roubo ou furto de celular no estado de São Paulo.

A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) contabiliza 108.488 aparelhos celulares levados por criminosos no estado apenas neste ano, de janeiro a 20 de junho.

Em média, 638 celulares são roubados ou furtados por dia em São Paulo, o que dá 26,5 aparelhos envolvidos em crimes a cada hora. Quase nenhum retorna.

“Há um mercado muito abastecido para celulares roubados e furtados. Os criminosos aproveitam peças, componentes e até chips para cometer outros crimes”, disse um policial civil de São José dos Campos, que pediu para não ser identificado.

Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apontam que, até 2022, o país contava com cerca de 252 milhões de celulares ativos.

De acordo com o IBGE, os celulares lideram as estatísticas de bens mais citados em casos de furtos e roubos no país. Mesmo assim, apenas 11% dos donos de smartphone protegem seu aparelho com um seguro contra esses crimes, como mostra a pesquisa ‘O Brasileiro e seu Smartphone’, do Panorama Opinion Box.

REGIÕES.

Segundo os dados da SSP, a região do Vale do Paraíba registra 2.633 celulares roubados e furtados neste ano, média de 15 aparelhos levados por dia – um celular levado por bandidos a cada duas horas.

A maior cidade da região, São José dos Campos, concentra 28% dos crimes, com 755 celulares roubados e furtados em 2023, seguida de Taubaté (468) e Jacareí (180).

Na Região Metropolitana de Campinas, as 20 cidades registraram 4.616 roubos e furtos de celulares neste ano, até 20 de junho. Apenas a cidade de Campinas concentrou 2.491 destes crimes, 54% da totalidade. Na sequência estão Sumaré (493) e Indaiatuba (171).

OUTRO LADO.

Em nota, a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) informou que “investe continuamente nas polícias de São Paulo” e que “tais medidas são acompanhadas por indicadores que demonstram uma produtividade crescente das polícias paulistas”, além de queda dos indicadores criminais. Os roubos caíram 2,5% no estado nos primeiros cinco meses deste ano ante igual intervalo de 2022.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.