IZAIAS SANTANA

Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030

Por Izaias Santana | 17/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeito em Jacareí, doutor em direito constitucional pela USP e professor da Univap

Jacareí ficou entre as três cidades finalistas em dois dos quatro eixos do Prêmio Cidades Sustentáveis, com o Programa Renascentes. O prêmio reconhece as boas práticas dos municípios brasileiros que estão avançando na implementação da Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as ODS da Organização das Nações Unidas, e busca contemplar as políticas públicas de sucesso e com resultados concretos e mensuráveis, analisando mais de 138 ações. 

O Programa de Implementação da Agenda 2030 em Jacareí atua neste sentido, e alinha práticas, projetos e programas municipais aos 17 ODS, e tem por objetivo fomentar e criar articulações internas e externas para maximizar os resultados e garantir o atingimento das 169 metas até o ano de 2030.

Jacareí tem a proposta de promover a restauração florestal, por meio de ações planejadas e diagnósticos dos melhores locais, para a ligação de fragmentos florestais e proteção de nascentes em todo o território do município. Sempre lembrando, que a disponibilidade de água está diretamente relacionada à proteção do solo pelas florestas.

Falar em Cidades Sustentáveis nem de longe se trata somente de questões ambientais, mas sim, de tudo aquilo que é inerente à vida humana, hoje e amanhã; é falar da garantia à manutenção e a dignidade da vida em todos seus eixos, priorizando as pessoas que se encontram em situações mais precárias e vulneráveis. 

Estamos avançando em outros projetos que enfrentam os efeitos das mudanças climáticas, tais como a Lei do Plano Municipal da Mata Atlântica, que elevou o índice de cobertura florestal no município para 20%, em 2022, ante os 13% registrados há aproximadamente uma década. O plantio de mudas do Corredor Ecológico segue avançando e, em quatro anos, são 92 mil novas mudas. Além disso, Jacareí contratou assessoria especializada para fazer o plano de arborização urbana; vem aí a construção da Usina de Energia Fotovoltaica, capaz de gerar energia de 1.000 kWp, podendo atingir até 2.500 kWp, correspondendo a uma economia de cerca de 100% do consumo médio de energia dos prédios públicos.

A indicação ao prêmio, em dois dos quatro eixos analisados pelo Instituto, demonstra a consciência do Município de Jacareí para “não deixar ninguém para trás”, melhorando a vida da nossa gente em tudo que tange esses temas, de um conceito sistêmico que alia o progresso socioeconômico e político às pegadas humanas na natureza.

Avançar na implementação da Agenda 2030 é construir uma sociedade mais igualitária, justa e acessível; é garantir paz e prosperidade para a população sem comprometer a capacidade de atender as demandas das futuras gerações, e a seleção entre as três melhores só reforça esse compromisso assumido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Erotildes Martins da Cruz
    18/06/2023
    Cheguei a me emocionar com boas noticias. A preocupação com quem mais precisa é preciso. Parabéns Izaias Santana e obrigada em nome da população.