INDÚSTRIA

Gerdau investe R$ 700 mi em Pinda na produção de aço para indústria automotiva

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Xandu Alves / OVALE
Operadora da Gerdau observa o painel de controle do novo equipamento de lingotamento contínuo
Operadora da Gerdau observa o painel de controle do novo equipamento de lingotamento contínuo

A Gerdau inaugurou na manhã desta terça-feira (13), na Usina de Pindamonhangaba, o novo equipamento de lingotamento contínuo de blocos e tarugos da unidade, que recebeu investimento de R$ 700 milhões. A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço.

Segundo a empresa, a atualização tecnológica da fábrica está alinhada às perspectivas futuras de aumento da matriz de veículos elétricos e híbridos no Brasil. A planta do Vale do Paraíba emprega 2.500 trabalhadores dos cerca de 6.000 que a Gerdau emprega em São Paulo.

O equipamento já está em operação e permitirá à empresa ter um processo mais automatizado e com melhor rendimento, colocando a fábrica em “um novo patamar de competitividade e modernidade”.

A solenidade contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e dos secretários estaduais Arthur Lima (Casa Civil) e Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), além de executivos da Gerdau e representantes da Prefeitura de Pindamonhangaba.

“Não é todo dia que você vem a uma empresa que tem 122 anos de história e está presente em nove países, com 32 plantas e 36 mil colaboradores”, disse Tarcísio.

“Celebrar investimentos é celebrar empregos. O caminho para o enfrentamento da pobreza é o emprego. Você só vai acabar com a pobreza no dia em que gerar oportunidades, e gerar oportunidades é fazer investimentos e trazer empregos”, acrescentou o governador.

 

 

EQUIPAMENTO

Lingotamento contínuo é o processo pelo qual o metal fundido é solidificado num produto semiacabado no formato de tarugo, bloco, beam blank (matéria-prima semiacabada) ou placa.

A Gerdau informou que o novo equipamento trará ganhos em três frentes: segurança, qualidade e competitividade. A segurança é reforçada por se tratar de um maquinário mais automatizado e moderno.

Qualidade virá com o novo lingotamento que permite a produção de aços ‘clean steel’, cuja tecnologia aplicada dá ao produto mais limpeza e maior resistência, aumentando sua vida útil. O objetivo é atender a demanda da indústria automobilística por automóveis mais leves.

O novo maquinário possibilitará ainda uma redução de custos e o aumento de produtividade da operação, ampliando a competitividade da unidade.

“Esse movimento no segmento de aços especiais é resultado da preparação da Gerdau para um novo ciclo de crescimento futuro com foco nas Américas, com o objetivo de gerar mais valor para seus clientes e ser uma organização ainda mais sustentável”, afirmou Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

“Reforçamos ainda nosso otimismo com a evolução do segmento automobilístico e estamos acompanhando na Gerdau a evolução da demanda e da transformação tecnológica dessa indústria. Nos últimos anos, a empresa passou por uma profunda transformação cultural e digital, que a tornou ainda mais focada em pessoas, mais digital, inovadora, diversa e inclusiva.”

 

Comentários

Comentários