EMPREGO

Mais de 157 mil pequenos negócios podem aderir ao programa Jovem Aprendiz no Vale

Iniciativa permite a entrada de jovens estudantes com idade de 14 a 18 anos no mercado de trabalho

Por Poliana Vitorino | 12/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Vale do Paraíba

Divulgação/ CIEE

Unidade do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) em Taubaté
Unidade do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) em Taubaté

Mais de 157 mil pequenos negócios podem aderir ao programa Jovem Aprendiz na região do Vale do Paraíba. A iniciativa permite a entrada de jovens estudantes com idade entre 14 e 18 anos no mercado de trabalho.

Cada uma dessas empresas, classificadas como ME (micro) ou EPPs (Empresa de Pequeno Porte), pode contratar um aprendiz pelo período de até dois anos. Elas também ficam isentas de verbas rescisórias ao término dos contratos e recolhem alíquota de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de apenas 2% por jovem atendido.

Os estudantes podereceber até R$ 917,59, por mês, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento.  A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de 4 a 6 horas, e um dia exclusivo para capacitação online.

A matrícula na rede pública de ensino é obrigatória para participação no programa. Durante todo o processo, o jovem beneficiado é acompanhado por um tutor responsável.

As inscrições para empresários e estudantes estão abertas no site jovemaprendiz.sp.gov.br.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.