AVIAÇÃO

Linha de produção do Gripen na unidade da Embraer vai ser hub de exportação para AL

Embraer e Saab inauguram primeira linha de produção do caça supersônico Gripen fora da Suécia e abrem as portas para produção e exportação do jato para a América Latina

Por Xandu Alves | 14/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Gavião Peixoto

Divulgação / Ricardo Stuckert / PR

Lula vê o caça Gripen em voo durante chegada em Gavião Peixoto
Lula vê o caça Gripen em voo durante chegada em Gavião Peixoto

Quase 10 anos após escolher o caça sueco Gripen para equipar a FAB (Força Aérea Brasileira), o país inaugura a linha de produção do jato supersônico em solo brasileiro, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, na região de Araraquara.

Trata-se da primeira linha de montagem da aeronave fora da Suécia, onde estão as instalações da empresa Saab, fabricante do caça e parceira da Embraer no projeto binacional.

A cerimônia de abertura da linha de produção ocorreu na última terça-feira (9), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Defesa José Múcio e do comandante da Aeronáutica, o tenente brigadeiro do ar Marcelo Damasceno.

Também participaram o presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior, o presidente da Saab, Micael Johansson, e o ministro da Defesa Civil da Suécia, Carl-Oskar Bohlin.

O primeiro caça supersônico F-39 Gripen já está em montagem na unidade da Embraer, com previsão de entrar em operação em 2025. Serão montados ali 15 dos 36 caças F-39 Gripen comprados pela FAB para atualizar as suas aeronaves de combate.

“A aquisição dos caças supersônicos Gripen abre novos horizontes para garantir a defesa aérea do nosso país, de dimensões continentais. Mas também eleva o patamar da nossa indústria aeronáutica e de tecnologia, tendo a Embraer como grande parceira", afirmou Múcio.

AMÉRICA LATINA

A parceria entre a Embraer e a Saab prevê que a unidade da fabricante brasileira em Gavião Peixoto se torne um hub de produção e exportação do caça para países da América Latina.

No começo deste ano, o governo da Colômbia anunciou que estuda a possibilidade de comprar os caças suecos para equipar sua Força Aérea.

Em Gavião Peixoto, cidade com menos de 5.000 habitantes, a Embraer produz o cargueiro multimissão C-390 Millennium e agora começa a montar o Gripen em um hangar inteiro dedicado ao caça.

São 200 funcionários brasileiros diretamente envolvidos com a montagem do jato supersônico, sendo 60 deles dedicados à produção. Trata-se de um dos maiores programas de transferência de tecnologia da história do país.

“A transferência de tecnologia e a capacidade de produção da aeronave em Gavião Peixoto nos permite a autossuficiência em delicadas fases do processo produtivo, elevando o Brasil a patamares cada vez mais amplos no desenvolvimento tecnológico para a Defesa nacional”, disse Múcio.

O ministro da Defesa destacou que, com a parceria, a fábrica da Embraer passa a contar com o ecossistema completo para caças nas fases de desenvolvimento, testes e produção. Na unidade de Gavião Peixoto também estão em funcionamento o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo.

“Com essa linha geramos um círculo virtuoso de desenvolvimento que leva inovação e criação de conhecimento tecnológico, criando divisas, renda e emprego altamente qualificado e trazendo benefícios tangíveis ao Brasil”, disse Bosco da Costa Júnior.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.