PANDEMIA

OMS declara que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública

Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS diz que vírus se torna a partir de agora um 'problema de saúde contínuo'

Por Agência Brasil | 07/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

OMS destaca a tendência decrescente de internações em UTI por Covid-19 no mundo
OMS destaca a tendência decrescente de internações em UTI por Covid-19 no mundo

Após mais de três anos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou na sexta-feira (5) que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional.

De acordo com a entidade, o coronavírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença.

Durante a última sessão deliberativa, iniciada na quinta-feira (4), membros do comitê destacaram a tendência decrescente de mortes por Covid-19 no mundo, o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI) causadas pelo coronavírus e os altos níveis de imunidade da população.

“Ontem, o comitê de emergência contra a Covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da Covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Entretanto, isso não significa que a Covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Na semana passada, a Covid-19 clamava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, afirmou o diretor-geral.

Dados da entidade indicam que 765,2 milhões de casos de Covid-19 foram confirmados no planeta até o momento, além de quase 7 milhões de mortes registradas. Ainda de acordo com a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.

NOVA VARIANTE

Mesmo com o fim da emergência global, a doença mantém as prefeituras do Vale do Paraíba e da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em atenção depois de a cidade de São Paulo confirmar o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19, também conhecida como Arcturus, que faz parte da família da Ômicron.

Trata-se de um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades que apresentou os sintomas de síndrome gripal e febre em 7 de abril. Ele foi atendido em um hospital privado da capital e teve alta médica na quinta-feira (27). O homem possui o esquema vacinal completo contra a Covid.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a variante está sendo monitorada pela OMS como uma "variante de interesse", que até o momento não apresentou gravidade ou aumento no número de casos na capital do estado.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.