PARCERIA PAGA

Sorrir é coisa séria! São José amplia atendimento odontológico na cidade

Programas odontológicos oferecidos pela Prefeitura de São José e Hospital Municipal atendem, sobretudo, a quem mais precisa. Pacientes acamados e pessoas com deficiência recebem to

Por OVALE BRANDSTUDIO - CONTEÚDO PATROCINADO | 29/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São JOsé dos Campos

Adenir Britto / PMSJC

Crianças são atendidas semanalmente
Crianças são atendidas semanalmente

Em São José, sorriso é coisa séria. Prova disso são os programas odontológicos para atender, sobretudo, a quem mais precisa.

Um deles é o programa “PAD Odonto” (Programa de Atendimento Domiciliar Odontológico), que acaba de completar um ano. Foram realizados 548 procedimentos no período e, atualmente, 103 pacientes recebem acompanhamento.

No atendimento domiciliar, pacientes acamados cadastrados na UBS Resolve recebem a visita da equipe formada pela cirurgiã dentista Caroline Fernandes e pela técnica em saúde bucal Ellen Alves Almeida Sales, que utilizam um consultório odontológico portátil totalmente equipado para o serviço.

Dona Maria José, que completou 102 anos em 6 de abril, é uma das pacientes. Ao seu lado, a neta Lúcia acompanha os procedimentos com olhos atentos. “Somos apenas nós duas. Teria muita dificuldade em levá-la para consulta”, afirma.

Os atendimentos do PAD Odonto são realizados com os acamados da região da UBS Resolve do Dom Pedro 1º, Jardim Americano, Jardim Colonial, Jardim Nova Detroit, Chácaras Reunidas, Centro 1 e Vila Nair. O projeto percorre uma área de abrangência por vez antes de seguir para a próxima unidade.

HOSPITAL MUNICIPAL

O que às vezes pode ser mais trabalhoso para alguns profissionais, a equipe de Odontologia do Hospital Municipal tira de letra. A equipe atende pessoas com deficiência.

São pessoas com problemas psiquiátricos, transtorno do espectro autista, paralisia cerebral e síndromes diversas. O agendamento é feito pela UBS de referência do paciente.

“Minha filha começou aqui aos 9 anos. Hoje ela tem 33 anos e continua sendo muito bem atendida. Tenho muito a agradecer”, disse Rita de Cássia Melo, mãe da Denise Helena.

O tratamento é feito por 2 profissionais especializados, os cirurgiões dentistas Milena Miranda Goulart Guirado e Felipe Roberto Gonçalves. “A primeira consulta, que envolve o paciente e seus cuidadores, é essencial para que possamos conhecer, além da condição clínica, a realidade do paciente” disse Milena, especialista em pacientes com deficiência e em odonto hospitalar.

COVID-19

VACINE-SE. A Prefeitura de São José dos Campos estende, na primeira semana de maio, a aplicação da vacina bivalente contra a covid para as pessoas da faixa etária de 12 anos ou mais. Para a imunização, os interessados devem procurar qualquer UBS Resolve, o laboratório Cipax do Vale Sul ou Urbanova, Colégio Tableau ou Cefe (das 18h30 às 21h).

SÃO JOSÉ REALIZA A 2ª ADL DE 2023

TRABALHO. A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, em abril, a 2ª avaliação de densidade larvária do Aedes aegypti em 2023. As atividades seguiram até o dia 28 e contemplaram as 42 áreas urbanas da cidade. Realizada em cada trimestre, a ação permite acompanhar os níveis de infestação ao longo do tempo.

EVENTO ORIENTA SOBRE PRESSÃO ALTA

EM DIA. Para alertar a população sobre os perigos da hipertensão arterial, a Prefeitura de São José dos Campos promoveu em 26 de abril uma ação especial na Travessa Chico Luiz, no Centro, ao lado do Mercado Municipal. Quem passou pelo local verificou a pressão arterial, fez teste de glicemia e obteve orientações.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.